Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

23 Julho de 2020 | 21h27 - Actualizado em 24 Julho de 2020 | 16h36

Mbunga deixa quadras e abraça dirigismo desportivo

Luanda - O poste Hermenegildo Divaldo Mbunga foi nomeado director para o Basquetebol do Petro de Luanda, deixando de ser atleta para abraçar o dirigismo, durante o quadriénio 2020/24, no seu clube de formação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Hermenegildo Mbunga ao serviço da selecção

Foto: António Escrivão

As funções do novo dirigente, formado no Petro de Luanda, onde ingressou aos 12 anos de idade, foram anunciadas pela direcção da colectividade liderada por Tomás Faria, após a  primeira reunião do elenco, empossado segunda-feira última, em Luanda.

Em fim de contrato como atleta, o então capitão da equipa, 34 anos, subordinar-se-á ao vice-presidente para a modalidade, Anselmo Monteiro, numa altura em que o conjunto “tricolor” tem a inédita África Ball League como dos grandes desafios para a presente época.

Como jogador, Hermenegildo Mbunga, 2,06 m e 109 Kg, foi tricampeão nacional (2011, 2015 e 2019), campeão africano de clubes (2015). Estreou-se na selecção nacional de sénior em 2010.

É formado em Línguas e Administração Pública pela Universidade de Montana, Estados Unidos da América.

Entre as movimentações no quadro directivo do Petro, contra a natura no histórico das colectividades desportivas em Angola, o presidente de direcção será responsável por determinados sectores, com destaque para a Direcção do Futebol de Alta Competição, Auditoria e Controlo Interno.

Amaral Aleixo, antigo vice-presidente para o Futebol, hoje na condição de vogal de direcção, responde pelo Departamento de Atletismo, Ginástica e Outras Modalidades, enquanto Elisa Webba atende o Andebol, Ciclismo Saúde e Reabilitação.

Felisberto Amaral "Gilberto" é o coordenador do Futebol Para a Formação, Mateus Bodunha exerce o cargo de chefe de Departamento de Novos Talentos, e Artur Barros, antigo vice-presidente para o Basquetebol, é o director para a Área de Metodologia Científica.

O vogal Rui Matias dirige a área de Assessoria Jurídica, Departamento de Compras, de Informação, Associativismo, Marketing e Comunicação.

Sidónio Malamba é o director oara o Futebol de Alta Competição, enquanto o Departamento de Futebol Sénior é da responsabilidade de João Silva.

O clube, fundado no dia 14 de Janeiro de 1980, movimenta as modalidades de futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ciclismo, hóquei  em patins, voleibol e ginástica.

Assuntos Basquetebol  

Leia também
  • 20/07/2020 20:42:09

    Madaleno Santos vence eleições na APB da Lunda Sul

    Saurimo - O candidato da lista A Madaleno dos Santos foi eleito, esta segunda-feira, presidente da Associação Provincial de Basquetebol na Lunda Sul, com três votos, das quatro agremiações participante ao pleito.

  • 19/07/2020 12:09:48

    Basquetebol: Diogo Gomes é novo líder da associação da Huíla

    Lubango - Diogo Gomes, de 38 anos de idade, antigo jogador de rua, foi neste sábado (18), eleito presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, com cem por cento de votos, dos seis clubes participantes do pleito.

  • 18/07/2020 21:44:25

    Triplista assume basquetebol no 1.º de Agosto

    Luanda - O antigo triplista Manuel da Costa e Sousa "Necas" assumiu, neste sábado (18), o comando técnico da equipa principal sénior masculina de basquetebol do 1.º de Agosto, em substituição do ex-base Walter Costa.