Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Maio de 2012 | 10h10 - Actualizado em 30 Maio de 2012 | 11h14

Zona económica especial será criada no Calueque

Cunene

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ondjiva – O governo provincial do Cunene decidiu nesta terça-feira, na cidade de Ondjiva, durante a sua I sessão ordinária, escolher a localidade fronteiriça de Calueque, município de Ombadja, como Zona Económica Especial (ZEE) da província, disse à Angop o governador local, António Didalelwa.

O governante, que falava à margem do acto de encerramento da referida reunião, disse que a indicação do Calueque se deve ao potencial do fomento da actividade agro-alimentar e pecuária, existente na região fruto da bacia hidrográfica do rio Cunene que dispõem e a barragem hídrica de Calueque.

Segundo disse, a proximidade da fronteira com a vizinha República Namíbia, as condições que existem no tocante ao fornecimento de energia e água, bem como os acessos permitirá a criação de infra-estruturas fundiárias, económicas e administrativas, para o fomento intensivo da produção e criação de empregos.

Durante a sessão, referiu que os membros concluíram que as condições para criação desta zona no Calueque vão atrair investimentos e estimular a produção com a instalação de fábricas agro-indústrias, de comércio e serviços, faltando deste modo a formalização da documentação a ser encaminhados nos próximos meses ao Conselho de Ministros para sua aprovação.

Durante o conselho consultivo, que visou planificar, discutir, apreciar e aprovar vários documentos, os membros abordaram aspectos sobre elaboração da proposta orçamental para o ano de 2013,preparação da feira agro- industrial do Cunene edição 2012.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 17/11/2018 02:06:17

    Cunene: Saco de cimento custa 2.500 kwanzas

    Ondjiva - O saco de cimento de 50 quilogramas está a ser comercializado a 2.500 kwanzas, em alguns armazéns do mercado de Ondjiva, contra os mil e 800 do preço da fonte, afirmou sexta-feira, o presidente da Associação dos Construtores, Aires Alberto.

  • 12/11/2018 13:27:06

    Fornecimento de energia ao Xangongo reforçado

    Ondjiva - O fornecimento de energia eléctrica na vila do Xangongo, sede do município de Ombadja, província do Cunene, foi reforçado com a inauguração, neste domingo, da central híbrida com capacidade de cinco megawatts.

  • 03/11/2018 16:32:31

    Apreendidas diversas mercadorias por fuga ao fisco em Santa-Clara

    Ondjiva - Diversas mercadorias pertencentes a cidadãos nacionais que pretendiam atravessar a fronteira Namíbia/Angola, fugindo ao fisco, foram apreendidas nos últimos sete dias em Santa-Clara pela Polícia de Guarda de Fronteira no Cunene.

  • 24/10/2018 18:39:06

    Cunene: Governador apela mais acção para geração de emprego

    Ondjiva - O sector privado deve ser mais proactivo para maior geração de emprego, apesar da situação actual da economia angolana, declarou hoje, quarta-feira, em Ondjiva, Cunene, pelo governador local, Vigílio Tyova.