Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Fevereiro de 2013 | 12h16 - Actualizado em 07 Fevereiro de 2013 | 18h08

Administração do Luvuei prevê uma agricultura mecanização e animal

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena - A administração comunal do Luvuei, município dos Bundas (Moxico), prevê introduzir a agricultura mecanizada e de tracção animal este ano, para aumentar a produtividade, tendo em conta as potencialidades agrícolas da região.

Esta intenção foi manifestada hoje, quinta-feira, à Angop, pelo administrador comunal, Manuel Chimboma, que segundo ele, "Luvuei tem terras férteis para prática de todas as culturas e a população é por excelência camponesa".

Além da fertilidade dos solos, a comuna é atravessada por muitos rios e a mandioca, batata-doce, milho, feijão, entre outros, são as tradicionais culturas da circunscrição com uma população estimada em três mil 978 habitantes, disse.

Para se materializar este propósito foram formadas cinco associações de camponeses, das quais, duas agro-pecuárias para a criação de animais com realce para o gado bovino.

Para a presente campanha agrícola foram preparados 25 hectares de terra, explicou Manuel Chimboma, que pediu aos bancos que operam na província a celeridade na concessão de micro-créditos aos pequenos agricultores.

A comuna do Luvuei é uma das seis comunas do município dos Bundas, dista 126 quilómetros da sede municipal (Lumbala-Nguimbo) e 130 quilómetros da cidade do Luena, a capital da província do Moxico.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 06/02/2019 19:16:16

    INE lança recenseamento agro-pecuário

    Luena - O Instituto Nacional de Estatística (INE) procedeu hoje, quarta-feira, no Luena, ao lançamento do Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), cuja recolha principal vai decorrer, nas províncias do Moxico, Uíge, Cuanza Sul e Benguela, de Fevereiro a Dezembro.

  • 30/01/2019 17:53:19

    Banco Sol e empresas diamantíferas apoiam empreendedores do Leste

    Moxico - O Banco Sol e as empresas diamantíferas que operam nas províncias do Moxico e da Lunda Norte e Lunda Sul vão apoiar, a partir deste ano, projectos económicos desenvolvidos pelos jovens do Leste de Angola, visando a criação de riquezas e empregos.

  • 24/01/2019 17:13:01

    Livro de reclamações esgota-se no Moxico

    Luena - Os 290 exemplares do livro de reclamações que o núcleo do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) na província do Moxico recebeu em Março de 2018 esgotaram-se, devido à elevada procura.

  • 22/01/2019 12:41:02

    Receitas em queda no Moxico

    Luena - Dois mil milhões, 393 milhões, 533 mil e 999 kwanzas foram arrecadados em 2018, pela Delegação Provincial das Finanças do Moxico, menos 903 milhões, 370 mil e 139 kwanzas em relação a 2017.