Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Novembro de 2013 | 16h01 - Actualizado em 13 Novembro de 2013 | 16h01

Benguela: População bovina baixou de 72 mil para 12 mil na província

Benguela - A população bovina no município do Chongoroi, 150 quilómetros a sul da cidade de Benguela, baixou de 72 mil para 12 mil e 243 cabeças, no período pós independência, afirmou hoje (quarta-feira), o administrador municipal, Francisco Miguel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Gado Bovino

Foto: Angop

Falando à Angop, o administrador esclareceu que a redução do número de cabeças de gado bovino deve-se ao conflito armado que assolou a região, assim como o roubo,   a transumância e a falta de apoio técnico para o fomento da pecuária.

Para mudar o quadro, o responsável informou que foram distribuídas, no ano passado,  a 75 famílias de 10 povoações, um total de 150 cabeças de gado, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Fome e Redução da Pobreza.


Francisco Miguel avançou que a distribuição de gado visa melhorar as condições da população, uma vez que perderam  os animais durante o conflito armado.


“Periodicamente vamos apoiando a população, com vista a aumentar o número  de cabeças de gado bovino,  frisou.

De acordo com o administrador, as autoridades governamentais  apostaram em apoiar os criadores com diversas políticas de repovoação animal e realizar vacinações rotineiras, para evitar as doenças como carbúnculo hemático, com vista a melhorar e aumentar a qualidade e o número de animais.


Para o administrador, o município era potencial na produção de sisal, algodão, girassol, tabaco, hortícolas, fruteiras, cereais, tubérculos,  entre outros, cuja produção também baixou no período pós-independência.


O governador provincial, Isaac dos Anjos,  na sua recente visita ao município do Chongoroi,  anunciou a entrega de  tractores e materiais diversos para o fomento da agropecuária antes do fim de ano, à semelhança de outros municípios.

Isaac dos Anjos exortou aos empresários para colocar a disposição material variado para o fomento da actividade  agropecuário para aqueles fazendeiros que quiserem investir na agricultura.

O município do Chongoroi, que era considerado celeiro da província de Benguela, é potencial na produção agropecuária e conta actualmente com mais de 200 fazendas, das quais 10 em funcionamento.

Angop/Mvn/Ica/Ima

nnnn

Assuntos Economia  

Leia também
  • 08/11/2018 16:55:53

    Moxico acena para investidor sul africano

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba convidou nesta quarta - feira, no Luena, os empresários sul africanos a investirem em diversas áreas desta região, para contribuir no seu desenvolvimento sócio económico.

  • 05/11/2018 19:15:13

    Autoridades encerram mina ilegal de diamantes

    Cangamba - Uma mina de diamantes explorada de forma ilegal no rio Cussive, comuna do Muié, município dos Luchazes, foi encerrada hoje pelas autoridades governamentais da província do Moxico, no âmbito da " Operação "Transparência" em curso no país.

  • 05/11/2018 19:01:08

    Empresas aliciam sobas para permitir exploração ilegal de madeira

    Uíge - O administrador municipal em exercício de Ambuila, Geraldo Domingos Dendo, denunciou hoje a existência de empresas que aliciam as autoridades tradicionais fazendo falsas promessas para permitir a exploração ilegal de madeira na localidade.

  • 05/11/2018 12:48:21

    Camponeses de Nacatenga recebem inputs agrícolas

    Saurimo - Vários "inputs agrícolas" e sementes, como sementes de milho, adubos, enxadas, catanas e outros meios, foram entregues domingo, na aldeia do Nacatenga, 20 quilómetros da comuna do Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), com vista a aumentar a produção.