Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

11 Maio de 2013 | 12h21 - Actualizado em 11 Maio de 2013 | 12h21

Administrador enaltece crescimento da agricultura na região

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretária de Estado do Ministério da Economia, Laura Alcântra Monteiro

Foto: ANGOP

Kameia – O administrador municipal da Kameia (Moxico), Rodrigues Chipango Sacuaha, enalteceu hoje, sábado, o desenvolvimento e crescimento que se regista no sector da agricultura na região, o que está a reduzir a fome no seio das populações.


Em declarações à Angop, o responsável explicou a população da circunscrição está empenhada na agricultura e pesca artesanal, principais práticas no município da Kameia como fontes de receitas para as familiares.


Rodrigues Chipango fez saber que o peixe Kameia é comercializado nos vizinhos municípios do Léua, Kamanongue e Moxico (sede), assim como nas províncias das Lunda Sul e Lunda Norte.


Para ele, o início da circulação dos comboio dos Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), prevista para finais deste ano, no troço Luena/Luau, será uma alavanca à economia de Kameia, com as trocas comerciais entre as localidades ao longo da linha férrea.
 

O administrador explicou igualmente que o município que dirige é também potencial no cultivo de arroz e que com a circulação do comboio este poderá ser um dos produtos agrícolas de comercialização entre o município da Kameia com o resto do país.
 

Para que o programa de combate a fome e pobreza gizado pelo Executivo angolano tenha êxitos desejados, o administrador municipal anunciou a realização de acção para capacitação dos camponeses associados.
 

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 08/11/2018 16:55:53

    Moxico acena para investidor sul africano

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba convidou nesta quarta - feira, no Luena, os empresários sul africanos a investirem em diversas áreas desta região, para contribuir no seu desenvolvimento sócio económico.

  • 05/11/2018 19:15:13

    Autoridades encerram mina ilegal de diamantes

    Cangamba - Uma mina de diamantes explorada de forma ilegal no rio Cussive, comuna do Muié, município dos Luchazes, foi encerrada hoje pelas autoridades governamentais da província do Moxico, no âmbito da " Operação "Transparência" em curso no país.

  • 04/11/2018 17:24:30

    Moxico: Campanha agrícola prevê produzir mais de um milhão de toneladas

    Léua - Um milhão e 565 mil toneladas de diversos produtos do campo é a previsão de colheita da campanha agrícola 2018/2019, na província do Moxico, aberta neste sábado, na localidade de Samaria, município do Léua, contra um milhão e 152 mil e 422,6 toneladas da época transacta.

  • 01/11/2018 09:38:24

    Secretário de Estado desmente devastação de Floresta

    Luena - O secretário de Estado da Agricultura e Florestas, André Moda, desmentiu nesta quarta - feira, no Luena, a alegada devastação de florestas da província do Moxico, por pratica ilegal dos madeireiros licenciados na região.