Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

02 Agosto de 2013 | 12h36 - Actualizado em 02 Agosto de 2013 | 12h55

Município do Tômbwa constitui pilar de desenvolvimento das pescas

Namibe

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe  - A Ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, disse nesta quinta-feira, na vila do Tômbwa, 93 quilómetros a sul da província do Namibe, que o município constitui um dos pilares de desenvolvimento do sector pesqueiro a nível do país.

A governante falava durante a cerimónia de inauguração de um centro de pesca artesanal, para processamento de peixe, salga e seca, um estabelecimento que vai permitir a mais de 100 mulheres melhorar as suas condições de trabalho.

Disse que infra-estrutura, construída de raiz, vai ter um impacto positivo no desempenho da actividade das mulheres, como a melhoria das técnicas da actividade pesqueira, através de um curso de formação, promovido pelo INAIP.

Apelou às beneficiárias a participar activamente no referido curso, de modo a melhorar o seu trabalho e a partir daí terem noções básicas de como devem iniciar e gerir os seus negócios.

Victória de Barros anunciou, para breve, a concessão de micro-crédito, com juros bonificados, e para o efeito, sugeriu a filiação das mulheres nas associações e cooperativas de pescas, para que juntas possam gerir melhor os seus rendimentos.

O referido centro vai contribuir para uma melhor utilização dos recursos pesqueiros, para o aumento da qualidade do produto a comercializar, assim como proporcionar mais rendimento aos pescadores e suas famílias e melhoria ambiental nas zonas de processamento.

Outro centro de pescas, para processamento do pescado, será inaugurado nesta sexta-feira na localidade do Baba, município do Namibe.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também