Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

04 Outubro de 2013 | 01h31 - Actualizado em 04 Outubro de 2013 | 01h34

Município do Virei busca investidores para explorar minerais

Atrair investidores para potenciar a exploração de minerais, sobretudo mármore e granito, constituiu um dos principais objectivos a alcançar pela Administração Municipal do Virei, na primeira Feira dos Municípios e Cidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Juliana Fonseca, Administradora Municipal do Virei

Foto: Angop

Segundo a administradora local, Juliana Fonseca, a região é rica em minerais, mais nesta altura está sem qualquer empresa a operar na transformação da matéria-prima, em toda a sua extensão.


A responsável, que falava à Angop, a propósito da participação na feira, a decorrer até domingo, disse terem as portas abertas para todos os investidores, tendo assegurado que Virei tem material excelente para a construção civil.


"Neste momento não temos qualquer empresa. A que explorava há longos anos abandonou, por se calhar achar desinteressante. Lançamos o apelo às potenciais empresas para irem ao Virei. Lá há qualidade e interessa", convidou.


De acordo com a gestora, o município é rico em granito branco, preto e castanho, que podem ser encontrados na via de Saiona.


"Estão abandonados há muito tempo. Mas tem outros pontos para os interessados. Nós os levaremos às áreas de exploração", reiterou.


Disse não terem recebido até ao momento propostas de empresas para exploração de mármore e granito, mas reforçou que estão com as portas abertas para negociar.


Juliana Fonseca, referiu, por outro lado, que a Feira dos Municípios e Cidades é benéfica para o país, porquanto abre oportunidade para os expositores apresentarem ao mundo o seu potencial e estabelecer contactos para futuros negócios, em diferentes domínios.


"É um evento de relevante importância, pois aproveitamos a oportunidade para expor as potencialidades diversas de cada município e fazer contacto com potenciais empresas interessadas em investir localmente", disse.


Para este evento, explicou, o Virei trouxe toda a gama de elementos culturais, sociais e económicos, com particular atenção para o povo Cuvale (Mucubal), uma espécie de cartão de visitas desta localidade da histórica província do Namibe.


A Feira dos Municípios e Cidades, organizada pelo Ministério da Administração do Território (MAT) e pela Feira Internacional de Luanda (FIL) encerra-se domingo próximo.


A mesma decorre em simultâneo com a Feira Internacional sobre Turismo em Angola "Okavango2013". Passará a realizar-se bienalmente.

O evento responde a uma decisão conjunta da Commonwealth Local Government Fórum, Conferência Africana da Descentralização e Desenvolvimento Local, e União das Cidades e Governos Locais de África, organizações da qual Angola faz parte.


É um espaço de diálogo e debate entre o governo central, os órgãos da administração local e os mais dinâmicos agentes privados do mercado.

Assuntos Feira  

Leia também
  • 07/02/2019 15:09:33

    Grupo Arena investe AKZ 50 a 200 milhões em feiras

    Luanda - O Grupo Eventos Arena Angola investe todos os anos pelo menos 50 a cem milhões de kwanzas em feiras sectoriais de pequeno porte, e um valor mínimo de AKZ 200 milhões na organização de eventos similares de vulto, revelou nesta quinta-feira, em Luanda, o seu presidente, Bruno Albernaz.

  • 04/02/2019 13:08:28

    Feira Indaba Mining arranca na Cidade do Cabo

    Luanda - A Feira Internacional de Minas "Indaba Mining", exposição em que Angola participa, iniciou hoje, na cidade do Cabo, África do Sul, com a presença de 200 empresas do sector.

  • 27/12/2018 16:56:14

    Província realiza primeira "Feira da Batata" em 2019

    Chinguar - O governador do Bié, Pereira Alfredo, anunciou hoje, quinta-feira, na vila do Chinguar, 75 quilómetros da cidade do Cuito, a realização o próximo ano da primeira “Feira da Batata”, com vista a contribuir para o aumento de rendimentos económicos das famílias rurais.

  • 17/12/2018 19:31:29

    IATF/2018: Empresas angolanas mobilizam USD 650 milhões

    Cairo - (Do enviado especial) - Seiscentos e cinquenta milhões de dólares é o valor global que as empresas angolanas mobilizaram, para beneficiar nos próximos tempos, fruto do intercâmbio comercial e os acordos assinados na primeira edição da Feira Comercial Intra-africana (IATF/2018).