Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

23 Janeiro de 2014 | 17h44 - Actualizado em 23 Janeiro de 2014 | 17h44

Cubal poderá contar com zona industrial

Cubal - O município do Cubal, 150 quilómetros a Leste da cidade de Benguela, poderá contar, nos próximos tempos, com uma nova zona industrial, na qual está prevista a instalação de dez unidades fabris, anunciou nesta quinta-feira o administrador local, António Saraiva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando a propósito do 46º aniversário da vila do Cubal, que hoje se comemora, o responsável afirmou que a  zona industrial enquadra-se na execução de projectos de subordinação central, no domínio da Indústria.

Acrescentando que se prevê igualmente a construção de uma escola nacional de formação de especialistas de caminhos-de-ferro e a materialização de mais acções no ramo da formação socioprofissional da juventude no Cubal.

Segundo  António Saraiva,  para este ano, espera-se a abertura da escola politécnica já em fase de acabamento e a conclusão das obras da escola técnica agrária e a do ensino médio de Saúde, no município.

Reafirmou a aposta na dinamização do sector agrícola, por via do relançamento da produção e da impoderamento das famílias camponesas, dando a esta franja social condições viáveis ao trabalho do campo para minimizar a carência de alimentos e contribuir para o desenvolvimento da província.

O administrador do Cubal aproveitou para exortar os munícipes a participar na execução dessas e outras tarefas que vão contribuir  para o desenvolvimento da localidade, de modo que se propicie bem-estar social à população.

Apelando aos munícipes à unidade, à fraternidade, à solidariedade e ao amor ao próximo para o progresso social, António Saraiva defende a integração de todos os cidadãos no processo de crescimento e desenvolvimento social que se pretendem para o Cubal.

Com uma superfície de 4.794 quilómetros quadrados, o município do Cubal, 150 quilómetros a Leste da cidade de Benguela, possui três comunas -  Capupa, Tumbulo e Yambala e uma população estimada em 306 mil habitantes que se dedicam à agricultura e à pecuária.

A localidade, até então pertencente ao conselho da Ganda, foi fundada em 1912 e elevada à categoria de vila em 23 de Janeiro de 1968, através da portaria número 15.371, decreto número 48.033 de 11 de Novembro de 1967, do então governador de Angola, Camilo Augusto de Miranda Rebocho Vaz.

Até Novembro de 1974, o conselho do Cubal era formado pelos postos de Quendo, da Hanha, da sede e do Caimbambo.

Assuntos Industrias  

Leia também
  • 31/10/2018 18:36:12

    Gestão do parque industrial rural do Tomboco entregue a particulares

    Mbanza Kongo - A gestão do parque de desenvolvimento industrial rural do município do Tomboco, província do Zaire, que conta com uma moageira para a produção da ração animal e três outras de pequena dimensão para a transformação de fuba de mandioca, passa, doravante, a ser gerido por entidades singulares.

  • 30/10/2018 18:09:01

    Indústria leva à discussão anteprojecto da propriedade industrial

    Luanda - O Ministério da Indústria realiza no próximo dia 23 de Novembro, às 8h:00, numa das unidades hoteleiras de Luanda, a Conferência de Apresentação Pública do Anteprojecto de Lei da Propriedade Industrial.

  • 24/10/2018 17:13:05

    Indústria realiza workshop sobre normalização

    Luanda - O Ministério da Indústria, através do Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ) realiza quinta-feira, 25, um workshop sob lema: “Normas Internacionais e a Quarta Revolução Industrial”.

  • 27/08/2018 15:48:54

    Sector industrial cria 35 novos postos de trabalho

    Luanda - Trinta e cinco jovens ganharam nesta segunda-feira, em Luanda, o seu primeiro emprego, com a inauguração de uma fábrica da empresa ?Probeauty?, vocacionada à manufacturação de produtos de higiene e cosméticos, num investimento de USD 1,2 milhões.