Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

24 Janeiro de 2014 | 23h32 - Actualizado em 24 Janeiro de 2014 | 23h28

Pescadores artesanais do Songo necessitam de embarcações

Songo - Os pescadores artesanais do município do Songo, a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, necessitam de embarcações a motor e outros meios para facilitar o exercício da actividade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações, hoje (sexta-feira) , à Angop o pescador, João Mário informou que existem rios favoráveis para o exercício da pesca, mas a falta de equipamentos modernos como embarcações à  motor, tem dificultado a actividade dos pescadores locais.

 “Fazemos pesca nos rios Lucunga, Loé e outros que possuem maior caudal e grande quantidade e diversidade de peixe, mas,  infelizmente,  realizamos uma pesca tradicional com redes de trança e de armação, bem como anzóis, estes instrumentos não são adequados, mas fazemos o possível para garantir a sobrevivência”, disse.

O  pescador solicitou o apoio da administração e outras entidades de direito, para resolver o problema e  contribuir para a  melhoria da dieta alimentar da população local, reduzir a pobreza e a pobreza.

No município existem três associações de pescadores artesanais que actuam nas localidades da Kiriama, Zulumongo e Matenda.

O município do Songo é dos 16 que compõem a província  do Uíge, com uma extensão territorial de 2.800 Km2, dividido em uma comuna (Kinvuenga), 13 regedorias, 81 aldeias e uma população estimada em 44 mil habitantes, na maioria camponesa.

Assuntos Província » Uíge  

Leia também
  • 28/12/2018 15:32:10

    Governador do Uíge valoriza crescimento económico da província em 2018

    Uíge - O governador do Uíge, Pinda Simão, valorizou hoje (sexta-feira), na capital da província, o crescimento económico local, ao atingir, em 2018, uma arrecadação na ordem dos trinta e três bilhões, trezentos e vinte três milhões, trezentos e oitenta e cinco mil e 751 kwanzas, um aumento na ordem dos 1.054 por cento, em relação a 2017.

  • 19/12/2018 11:56:45

    Estação Experimental ajuda na melhoria da produção agrícola

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, considerou nesta quarta-feira, na Vila do Nsosso, município da Damba, que as técnicas que estão a ser utilizadas na Estação Experimental Agrícola local vão ajudar na melhoria da produção e produtividade dos camponeses da região, com vista a alavancar o sector na província.

  • 29/11/2018 10:33:37

    Inadec apresenta cartilha de deontologia profissional

    Uíge - O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) apresentou nesta quarta-feira, na cidade do Uíge, a cartilha de ética e deontologia profissional, destinada a funcionários do sector comercial.

  • 05/11/2018 19:01:08

    Empresas aliciam sobas para permitir exploração ilegal de madeira

    Uíge - O administrador municipal em exercício de Ambuila, Geraldo Domingos Dendo, denunciou hoje a existência de empresas que aliciam as autoridades tradicionais fazendo falsas promessas para permitir a exploração ilegal de madeira na localidade.