Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Maio de 2014 | 10h57 - Actualizado em 07 Maio de 2014 | 17h02

Lula da Silva entrega em Pungo Andongo transporte e inputs ao programa de agricultura familiar

Cacuso - O ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, procedeu à entrega, nesta terça-feira, na comuna do Pungo Andongo, município de Cacuso, de uma carrinha frigorífica, moto-bombas e imputs agrícolas à cooperativa de camponeses, inserida no programa social de agricultura familiar do polo agro - industrial de Capanda "Kukula Ku Moxi".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na ocasião, o ex-presidente mostrou-se bastante satisfeito pelo nível de produção alimentar do programa, que está a melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, que vivem ao longo do Polo agro-industrial de Capanda.

Afirmou que Angola nos próximos tempos não precisará de importar alimentos em qualquer parte do mundo, tendo em conta que o país já possui níveis altos de produção agropecuária e industrial para a sua segurança alimentar.

“ O Brasil tem uma forte agricultura familiar, onde existem mais de quatro milhões de pequenas propriedades, e a agricultura familiar é responsável por 70% do alimento que o povo brasileiro come”, disse, acrescentando que Angola também terá uma grande produção de alimentos feito por este tipo de agricultura.

Por seu turno, o governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, agradeceu o gesto do ex-Presidente pela entrega dos instrumentos que vão de certa forma ajudar o trabalho.

O programa de agricultura familiar ”Kukula Ku Moxi” apoia mais de 10 mil habitantes. A sua estratégia está virada para o aumento da renda familiar, saúde e qualidade de vida e a auto-sustentabilidade, visando a produção de hortícolas, mandioca, frutas, acesso à água potável e capacitação de parteiras tradicionais, líderes agrícolas e jovens empreendedores.

O ex-presidente do Brasil esteve de visita durante algumas horas no município de Cacuso, com o intuito de se inteirar sobre o andamento das obras de construção da companhia de bio - energia de Angola (Biocom), que vai produzir açúcar, etanol e energia eléctrica a partir deste ano.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 19/11/2018 17:07:53

    Unidade de exploração de madeira inicia produção em 2019

    Malanje - Com uma previsão de produção diária de 230 metros cúbicos de madeira, a unidade de exploração e tratamento de madeira, denominada "Abwiki" e instalada no Pólo Industrial de Malanje, inicia a sua actividade em Janeiro de 2019.

  • 17/11/2018 07:51:43

    Fazenda Luckyman investe USD 28 milhões na produção de mandioca

    Malanje - Vinte e oito milhões de dólares norte-americanos foram investidos na fazenda Luckyman Angola Desenvolvimento limitada, localizado no município de Cahombo (Malanje), para a produção e transformação da mandioca em fuba e produção de frutas em grande escala.

  • 17/11/2018 00:33:21

    Malanje: Ministro reconhece potencial da província na produção de cereais

    Malanje - O ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, reconheceu sexta-feira, nesta cidade, o potencial da província de Malanje na produção de cereais, que tem sido aproveitado pelos empresários que investem nesse domínio, com destaque para o milho e arroz.

  • 16/11/2018 13:09:16

    Fazenda beneficia de tractor agrícola

    Malanje - A fazenda Florinda Chilumbo, no município de Kiwaba-Nzoji, recebeu nesta quinta-feira um tractor agrícola, com vista a facilitar o desbravamento da terra e aumentar o nível de produção e produtividade, numa iniciativa do Ministério da Agricultura e Florestas.