Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Maio de 2014 | 10h57 - Actualizado em 07 Maio de 2014 | 17h02

Lula da Silva entrega em Pungo Andongo transporte e inputs ao programa de agricultura familiar

Cacuso - O ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, procedeu à entrega, nesta terça-feira, na comuna do Pungo Andongo, município de Cacuso, de uma carrinha frigorífica, moto-bombas e imputs agrícolas à cooperativa de camponeses, inserida no programa social de agricultura familiar do polo agro - industrial de Capanda "Kukula Ku Moxi".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na ocasião, o ex-presidente mostrou-se bastante satisfeito pelo nível de produção alimentar do programa, que está a melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, que vivem ao longo do Polo agro-industrial de Capanda.

Afirmou que Angola nos próximos tempos não precisará de importar alimentos em qualquer parte do mundo, tendo em conta que o país já possui níveis altos de produção agropecuária e industrial para a sua segurança alimentar.

“ O Brasil tem uma forte agricultura familiar, onde existem mais de quatro milhões de pequenas propriedades, e a agricultura familiar é responsável por 70% do alimento que o povo brasileiro come”, disse, acrescentando que Angola também terá uma grande produção de alimentos feito por este tipo de agricultura.

Por seu turno, o governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, agradeceu o gesto do ex-Presidente pela entrega dos instrumentos que vão de certa forma ajudar o trabalho.

O programa de agricultura familiar ”Kukula Ku Moxi” apoia mais de 10 mil habitantes. A sua estratégia está virada para o aumento da renda familiar, saúde e qualidade de vida e a auto-sustentabilidade, visando a produção de hortícolas, mandioca, frutas, acesso à água potável e capacitação de parteiras tradicionais, líderes agrícolas e jovens empreendedores.

O ex-presidente do Brasil esteve de visita durante algumas horas no município de Cacuso, com o intuito de se inteirar sobre o andamento das obras de construção da companhia de bio - energia de Angola (Biocom), que vai produzir açúcar, etanol e energia eléctrica a partir deste ano.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 05/02/2019 12:26:06

    Troços Lucala/Cacuso e Malanje reabertos

    Malanje - Os troços rodoviários que ligam os municípios de Lucala/Cacuso e Cacuso/Malanje, numa extensão de 68 quilómetros cada, ao longo da estrada nacional 230, foram reabertos nesta segunda-feira.

  • 01/02/2019 20:07:05

    Construção da barragem de Baynes estimada em USD 1,2 mil milhões

    Cacuso - A construção da barragem hidroeléctrica Binacional de Baynes, com início previsto para 2021, no rio Cunene, fronteira entre Angola e a Namíbia, está estimada em 1,2 mil milhões de dólares, avançou hoje (sexta-feira), em Malanje, o ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges.

  • 31/01/2019 15:55:00

    Camponeses de Cambunze recebem sementes de batata-rena e fertilizantes

    Malanje - Dez toneladas de batata-rena e duas e meia de adubo foram entregues hoje (quinta-feira), pelo MOSAP II a associação camponesa "Revolução de Outubro" da aldeia de Cambunze, município de Cacuso.

  • 30/01/2019 20:11:48

    Angola e Namíbia estudam modelo de construção da barragem de Baynes

    Malanje - Angola e Namíbia discutiram hoje (quarta-feira), os pressupostos técnicos, económicos e ambientais para a construção, dentro em breve, da barragem hidro-eléctrica Binacional de Baynes, na região fronteiriça dos dois países.