Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Maio de 2014 | 07h59 - Actualizado em 06 Maio de 2014 | 07h59

Zaire: Munícipes do Cuimba clamam por serviços bancários

Cuimba - Os habitantes do município do Cuimba, província do Zaire, solicitaram, nesta segunda-feira, às autoridades competentes a abertura, na região, de uma dependência bancária, para facilitar as operações bancárias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Abordados pela Angop, os munícipes afirmaram que a ausência de serviços bancários cria sérios constrangimentos, pois muitos munícipes percorrem longas distâncias até Mbanza Congo, para efectuarem transacções bancárias.
 

Para o funcionário público Mantia Ntima Matondo, torna-se difícil o levantamento do salário no final de cada mês, porque tem que se deslocar para a sede provincial, uma viagem que acarreta despesas adicionais em transporte e estadia.
 

As enchentes que se registam nas poucas dependências bancárias existentes na cidade de Mbanza Congo foram outros factores constrangedores referenciados pelos interlocutores da Angop, aliados a constante queda do sistema de comunicações nas agências bancárias locais.
 

“Ao deslocarmos à sede deparamo-nos com enchentes e outras situações como a falta do sistema, que nos leva a passar mais dias do que os previstos”, frisou, para quem diante desta situação, os funcionários públicos entram em litígio laboral com a entidade empregadora.
 

Por sua vez, a professora Lukombo Dinememe, entende que além dos produtos bancários postos à disposição dos clientes, os serviços oferecidos por estes ajudam na planificação da economia doméstica, desde que os mesmos estejam mais próximos dos cidadãos.
 

Para o efeito, pediu a gerência do Banco de Poupança e Crédito (BPC) para, o mais depressa possível, inaugure a dependência desta instituição financeira a nível local, erguida há mais de quatro anos.
 

A Vila do Cuimba dista a 80 quilómetros da cidade de Mbanza Congo e conta com uma população estimada em 30 mil habitantes.
 

Assuntos Banca   Província » Zaire  

Leia também