Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Janeiro de 2015 | 10h30 - Actualizado em 16 Janeiro de 2015 | 16h11

Angola: Prognostico do crescimento económico do PND 2013/2017 constitui destaque da semana

Luanda - A informação da ministra do Comércio, Rosa Pacavira de Matos, segundo a qual o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013/2017 prevê, entre outras, a promoção do crescimento económico, aumento do emprego e a diversificação económica do país, constituiu destaque do noticiário económico da Angop na semana que hoje, sábado, finda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando no I seminário nacional sobre o Programa Executivo de Quotas de Importação, a governante avançou que o PND 2013/2017 tem, entre outras finalidades, o aumento da auto-suficiência alimentar, através da gradual substituição selectiva e competitiva das importações.

Fez saber que a estrutura económica nacional mantém-se pouco diversificada, apesar da performance positiva da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no sector não petrolífero.

Rosa Pacavira disse ainda que o PND 2013/2017 estabelece ainda a promoção da competitividade como um dos cinco pilares de médio prazo, nomeadamente uso sustentável do ambiente, dos recursos naturais, promoção do emprego e combater à desertificação.

No mesmo período, mereceu também realce a notícia sobre a produção de 396 mil toneladas de pescado no país alcançada pelo sector das Pescas em 2014, número que supera as 363 mil e 22 toneladas registadas em 2013. 

Ainda em 2014, o sector das Pesnas exportou 41 mil 287 toneladas de marisco, peixe diverso, farinha de peixe, bem como um milhão, 425 mil e 522 litros de óleo de peixe.

Na indústria salineira foram produzidas 39 mil 146 toneladas, cerca de 45% da meta estabelecida para o ano transacto.

Quanto aos estudos realizados pelo Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, o sector constatou sinais de recuperação de alguns recursos de importância comercial, entre os quais os demersais (espécies de peixes que vivem a maior parte do tempo em contacto com o fundo do mar).

Relativamene a produção pesqueira, a área das Pescas ultrapassou as metas preconizadas para 2014 em 6,3 porcento, onde se atingiu cerca de 15 mil toneladas, o que representa pouco mais de 41 porcento da meta de 2014.

Outro facto de destaque na semana de 11 a 17 deste mês foi a assinatura de 12 contratos de investimentos, avaliados em três biliões, 887 milhões e 493 mil Kwanzas (KZ), pela Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) e gestores de empresas angolanas e estrangeiras ligados aos sectores industrial, prestação de serviços, agrícola, comercial e construção civil.

Na sessão de assinatura dos contratos, a PCA da ANIP, Maria Luísa Abrantes, disse que a maior parte dos acordos rubricados está ligada aos sectores do comércio e indústria.

Entre os investidores estrangeiros, segundo ainda a responsável da ANIP, destacam-se os de Portugal, Singapura, Inglaterra, Itália, China e Emiratos Árabes.

Nos últimos sete dias, merecu igualmente relevo o encontro entre os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, e o da Economia de Angola, Abraão Gourgel, que serviu para abordar, entre outras questões, o projecto, em curso, de transpor para o país empresas portuguesas que se encontram em condições de se internacionalizar e vice-versa.

No final da audiência, Rui Machete disse existir muitas oportunidades para que as economias dos dois países se entrelacem e se desenvolvam.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 15/01/2015 17:46:55

    Angola: CMC realiza III Encontro Anual de Quadros

    Luanda - A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realiza, de 19 a 21 deste mês, em Luanda, o seu terceiro encontro anual de quadros, que terá como lema ?Os Desafios da Inclusão Financeira?.

  • 15/01/2015 16:29:22

    Angola: ANIP assina contratos de investimentos avaliados em mais de três biliões de Kwanzas

    Luanda - Três biliões, 887 milhões e 493 mil Kwanzas é o valor de 12 contratos de investimentos assinados hoje, quinta-feira, em Luanda, pela Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) e gestores de empresas angolanas e estrangeiras ligados aos sectores industrial, prestação de serviços, agrícola, comercial e construção civil.

  • 15/01/2015 14:36:04

    Administrador da Maianga insta comerciantes grossistas contactar Centro de Logística

    Luanda - O administrador do distrito urbano da Maianga, Manuel Marta, orientou hoje, quinta-feira, em Luanda, os responsáveis da fiscalização e do comércio no sentido de alertar os comerciantes grossistas a contactarem o Centro de Logística e Distribuição (CLOD), para aquisição de espaço para o exercício das suas actividades comerciais.