Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Maio de 2015 | 16h26 - Actualizado em 19 Maio de 2015 | 16h26

Moxico: Director do GEP ressalta empenho do governo para fomento agrícola

Luena - O director do gabinete de estudos e planeamento (GEP) do governo provincial do Moxico, Hélder Masseca ressaltou segunda - feira última, no Luena, o empenho do governo da província no desenvolvimento de projectos para prática de agricultura de subsistência, como a base para o desenvolvimento da região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável, que dissertava o tema “Diversificação da economia local como garante do desenvolvimento sustentável”, no âmbito das comemorações do 59 aniversário da cidade do Luena, apontou a exploração da madeira e a produção da cera e mel como sendo outros segmentos que complementam a actividade agrícola na diversificação da economia local.

Fez saber que o plano integrado 2012/2025 prioriza os projectos agrícolas de Sacassange, agro-industrial de Camaiangala (Camanongue), a indústria transformadora de produtos agrícolas, a produção de celulose no município dos Bundas e a fabrica de sabão e óleo alimentar prevista para o município sede (Moxico), como formas para acelerar a económica.

Para o director do GEP, esta iniciativa vai contribuir para que o país deixa de ser menos exposto aos riscos externos, bem como torna a estrutura económica menos dependente de um único sector, concretamente, o petrolífero.

Assim, explicou, o sector petrolífero tornar-se-á como catalisador para financiar as principais obras de infra-estruturas necessárias para que a médio e longo prazo, tais medidas reflictam na economia de forma mais expressiva.

No seu ponto de vista, a diversificação das fontes de receitas continuam a constituir um esforço enorme do executivo angolano e que deve ser fortalecido.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 06/02/2019 19:16:16

    INE lança recenseamento agro-pecuário

    Luena - O Instituto Nacional de Estatística (INE) procedeu hoje, quarta-feira, no Luena, ao lançamento do Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), cuja recolha principal vai decorrer, nas províncias do Moxico, Uíge, Cuanza Sul e Benguela, de Fevereiro a Dezembro.

  • 30/01/2019 17:53:19

    Banco Sol e empresas diamantíferas apoiam empreendedores do Leste

    Moxico - O Banco Sol e as empresas diamantíferas que operam nas províncias do Moxico e da Lunda Norte e Lunda Sul vão apoiar, a partir deste ano, projectos económicos desenvolvidos pelos jovens do Leste de Angola, visando a criação de riquezas e empregos.

  • 24/01/2019 17:13:01

    Livro de reclamações esgota-se no Moxico

    Luena - Os 290 exemplares do livro de reclamações que o núcleo do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) na província do Moxico recebeu em Março de 2018 esgotaram-se, devido à elevada procura.

  • 22/01/2019 12:41:02

    Receitas em queda no Moxico

    Luena - Dois mil milhões, 393 milhões, 533 mil e 999 kwanzas foram arrecadados em 2018, pela Delegação Provincial das Finanças do Moxico, menos 903 milhões, 370 mil e 139 kwanzas em relação a 2017.