Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Julho de 2016 | 11h21 - Actualizado em 16 Julho de 2016 | 11h20

Huíla: Fórum recomenda diálogo prático entre zungeiras e administração

Lubango - Os participantes no I Fórum de Auscultação à Mulher Zungueira recomendaram sexta-feira, no Lubango, capital da província da Huíla, um diálogo prático e constante com a administração local, visando a melhoria e a uniformização de ideias em prol do desempenho formal da actividade comercial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Zungueira em actividade

Foto: Morais Silva

Segundo o comunicado lido no final do referido encontro, que decorreu sob o lema: “Mulher zungueira, rumo ao desenvolvimento da economia local”, o desempenho da mulher zungueira no fomento do comércio e do empreendedorismo comunitário é uma realidade, mas precisa ser melhor organizado.

De acordo com o documento, existe ainda a necessidade do governo incentivar as mulheres zungueiras a contribuir de forma activa, para o melhoramento do saneamento básico do município do Lubango e no resgate dos valores morais.

Solicitaram ao governo a desburocratização no tratamento da documentação para o acesso facilitado ao crédito bancário.

"Pretendemos ser esclarecidos permanentemente sobre os benefícios da segurança social e a filiação em sindicatos, para permitir que tenhamos uma discussão aberta dos nossos deveres e direitos", sublinharam.

Os participantes tomaram conhecimento da venda de produtos em locais impróprios sujeitos a multas, bem como sobre as oportunidades de crédito.

O evento cujo encerramento foi feito pelo administrador local, Francisco Barros Leonardo, contou com 320 delegados, de 400 previstos.

Entretanto, 82 crianças filhas de vendedoras ambulantes foram registadas, num acto presidido pela vice-governadora provincial da Huila para o sector político e social, Maria João Chipalavela, à margem do evento.

Leia também
  • 08/11/2018 16:55:53

    Moxico acena para investidor sul africano

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba convidou nesta quarta - feira, no Luena, os empresários sul africanos a investirem em diversas áreas desta região, para contribuir no seu desenvolvimento sócio económico.

  • 05/11/2018 19:15:13

    Autoridades encerram mina ilegal de diamantes

    Cangamba - Uma mina de diamantes explorada de forma ilegal no rio Cussive, comuna do Muié, município dos Luchazes, foi encerrada hoje pelas autoridades governamentais da província do Moxico, no âmbito da " Operação "Transparência" em curso no país.

  • 05/11/2018 19:01:08

    Empresas aliciam sobas para permitir exploração ilegal de madeira

    Uíge - O administrador municipal em exercício de Ambuila, Geraldo Domingos Dendo, denunciou hoje a existência de empresas que aliciam as autoridades tradicionais fazendo falsas promessas para permitir a exploração ilegal de madeira na localidade.

  • 05/11/2018 12:48:21

    Camponeses de Nacatenga recebem inputs agrícolas

    Saurimo - Vários "inputs agrícolas" e sementes, como sementes de milho, adubos, enxadas, catanas e outros meios, foram entregues domingo, na aldeia do Nacatenga, 20 quilómetros da comuna do Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), com vista a aumentar a produção.