Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Julho de 2016 | 11h21 - Actualizado em 16 Julho de 2016 | 11h20

Huíla: Fórum recomenda diálogo prático entre zungeiras e administração

Lubango - Os participantes no I Fórum de Auscultação à Mulher Zungueira recomendaram sexta-feira, no Lubango, capital da província da Huíla, um diálogo prático e constante com a administração local, visando a melhoria e a uniformização de ideias em prol do desempenho formal da actividade comercial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Zungueira em actividade

Foto: Morais Silva

Segundo o comunicado lido no final do referido encontro, que decorreu sob o lema: “Mulher zungueira, rumo ao desenvolvimento da economia local”, o desempenho da mulher zungueira no fomento do comércio e do empreendedorismo comunitário é uma realidade, mas precisa ser melhor organizado.

De acordo com o documento, existe ainda a necessidade do governo incentivar as mulheres zungueiras a contribuir de forma activa, para o melhoramento do saneamento básico do município do Lubango e no resgate dos valores morais.

Solicitaram ao governo a desburocratização no tratamento da documentação para o acesso facilitado ao crédito bancário.

"Pretendemos ser esclarecidos permanentemente sobre os benefícios da segurança social e a filiação em sindicatos, para permitir que tenhamos uma discussão aberta dos nossos deveres e direitos", sublinharam.

Os participantes tomaram conhecimento da venda de produtos em locais impróprios sujeitos a multas, bem como sobre as oportunidades de crédito.

O evento cujo encerramento foi feito pelo administrador local, Francisco Barros Leonardo, contou com 320 delegados, de 400 previstos.

Entretanto, 82 crianças filhas de vendedoras ambulantes foram registadas, num acto presidido pela vice-governadora provincial da Huila para o sector político e social, Maria João Chipalavela, à margem do evento.

Leia também
  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 03/02/2019 10:32:56

    Mais de mil milhões de kwanzas serão empregues em projectos na Matala

    Matala - Mil milhões, 18 milhões, 527 mil e 126 Kwanzas foram disponibilizados, no âmbito do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao exercício económico de 2019, para financiar 37 projectos no município da Matala.

  • 02/02/2019 12:56:57

    Huíla: Caluquembe necessita de mais 50 técnicos agrícolas

    Caluquembe - O município de Caluquembe, a cerca de 193 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla, precisa de pelo menos 50 técnicos agrícolas para dar resposta às 225 associações e 50 cooperativas de camponeses nas comunas da Sede, Calepi e N'gola, que compreendem a circunscrição.