Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

24 Setembro de 2016 | 08h15 - Actualizado em 24 Setembro de 2016 | 08h07

Cuanza Norte: Destacada importância do turismo na erradicação da pobreza

Ndalatando - O docente universitário Bumba de Castro destacou, nesta sexta-feira, em Ndalatando, capital do Cuanza Norte, a importância do turismo para a erradicação da pobreza e a diversificação económica do país, por ser uma actividade que cria oportunidades e oferece condições para o desenvolvimento de outras.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bumba de Castro fez tais declarações quando dissertava numa palestra sobre “A importância do turismo para a diversificação da economia”, promovida pela Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo do Cuanza Norte, no quadro das jornadas do Dia Mundial do Turismo, que se assinala no próximo dia 27 deste mês.

Disse que o turismo cria postos de trabalho, reduz a pobreza, desenvolve o território onde está inserida a mesma actividade, bem como permite o conhecimento da cultura local e regional.

Quanto aos principais indicadores, Bumba Castro disse que com base no Plano Director do Turismo, até 2014 a rede hoteleira de Angola contava com perto de 187 hotéis, cerca de mil e 200 meios complementais de alojamento, mais de quatro mil restaurantes e similares.

Sobre a capacidade de alojamento, referiu que até aquela altura, o país contava com perto de 24 mil 390 quatros, cerca de 32 mil 844 camas, cerca de 200 agências de viagens e quase o mesmo número de rent-a-car que  gerou 219 mil empregos  directos e indirectos.

Relactivamente a estratégia do sector,  o  ex-director do Instituto de Formação do Turismo (INFORTUR) define-as em três pilares, como sendo de desenvolvimento de médio prazo, plano director já elaborado e que vai de 2011 a 2020, bem como o plano de estratégia de desenvolvimento que vai até 2025.

Sublinhou que o sector conta ainda com um plano operativo de curto prazo que vai de 2013 a 2017.

Bumba de Castro que centralizou a sua dissertação em quatro pressupostos nomeadamente, “A estrutura funcional da actividade turística”, “o turismo como actividade integradora”, “potencialidades do turismos nacional” e “a diversificação da economia e alivio da pobreza”, defendeu a criação de uma estratégia do turismo orientado aos desfavorecidos, cujo objectivo é possibilitar a participação destes na produção turística através da criação de micro-empresas que envolvam as comunidades locais.

Por seu turno, o governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, na abertura do certame referiu que o momento que a economia angolana atravessa pode ser ultrapassado através da identificação de fontes e sectores que possam atrair recursos financeiros para o país.

Considerou  que o sector do turismo tem uma grande importância na captação de divisas para o país, como acontece noutros pontos do mundo.

Particularmente para o Cuanza Norte, o governante defendeu a necessidade de uma inventariação do potencial turístico da província, sua catalogação, criação  de roteiros, multiplicação de oferta nos sectores hoteleiros e da restauração, formação profissional, bem como a assimilação do princípio essencial, que é a capacidade geradora de riqueza do turismo.

Participaram da palestra, que decorreu numa das unidades hoteleiras de N'dalatando, membros do Governo Provincial, funcionários do sector do Comércio, Hotelaria e Turismo.

O programa das comemorações do Dia Mundial do Turismo no Cuanza Norte, para além da palestra, reserva ainda a realização de um debate radiofónico sobre a data e  o relançamento do turismo interno, assim como  uma feira de gastronomia e espetáculo musical com artistas locais e idos de Luanda, capital do país.

Leia também
  • 24/09/2016 07:30:23

    Angola: Anúncio do reajuste do preço da UTT é destaque da semana

    Luanda - O anúncio do reajuste do preço da Unidade de Taxa de Telecomunicações (UTT), feito pelo ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, constitui destaque do noticiário económico produzido pela Angop nos últimos sete dias.

  • 23/09/2016 19:23:45

    Angolana "Omnidata Trading" recebe certificação ISO 9001

    Luanda - A empresa angolana ligada a soluções integradas no mercado de tecnologia de informação e comunicação, Omnidata Trading Lda, faz parte, desde hoje (sexta-feira), das instituições certificadas com o selo ISO 9001.

  • 23/09/2016 18:52:45

    Ministro destaca potencial turístico de Angola na região Austral

    Luanda - O ministro da Hotelaria e Turismo, Paulino Baptista, destacou o nesta sexta-feira o potencial turístico do país quanto aos atractivos naturais, culturais, fauna, sol e mar.

  • 23/09/2016 18:41:04

    Malanje: Aberta III edição da Feira Rural na comuna do Lombe

    Cacuso - Trinta expositores afectos à 8 associações de agricultores dos municípios de Cacuso, Calandula e Kiwaba Nzoji participam, hoje (sexta-feira), na comuna do Lombe, na III edição da Feira Rural, promovida pela Adra-Antena Malanje.