Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Janeiro de 2017 | 10h45 - Actualizado em 12 Janeiro de 2017 | 10h44

Huíla: Fazenda agrícola de Chicomba aposta na diversificação da produção

Chicomba - Uma fazenda denominada "Cavalo" do município de Chicomba, província da Huila, está desde 2016 a apostar na criação de gado e na plantação de árvores de frutas diversas, como forma de diversificar a produção agro- pecuária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Camponeses em campo agrícola

Foto: Pedro Parente

Em declarações hoje, à Angop, o proprietário da fazenda, Severino António, disse que depois da produção de cereais, o empreendimento que está apenas na fase inicial, já conta com mais de cem cabeças de gado, 40 caprinos e cerca de 900 laranjeiras e limoeiros.

Segundo o responsável, em 2016 já foi possível colher meia tonelada de limões e laranjas,  e está trabalhar para aumentar o rebanho, para em breve criar uma componente industrial de abate e embalagem dos derivados.

Defendeu a necessidade de se criar  infra-estruturas de apoio a produção, com destaque para vias de comunicação para o escoamento e indústrias que permitam transformar a produção dos  agricultores.

A fazenda "Cavalo" prevê ainda este ano aumentar a produção de batata de  12 mil toneladas para 15 mil. Para a materialização deste objectivo estão a ser preparados 120 hectares de terra, exclusivamente para o cultivo da batata rena.

O município de Chicomba dista a 220 quilómetros a norte da cidade do Lubango e tem uma população estimada em 131 mil e 807 habitantes.

Leia também