Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Fevereiro de 2017 | 07h22 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2017 | 20h07

França: Banco Nacional de Angola reúne com Club de Paris

Paris (Do enviado especial) - Uma reunião com duração de uma hora está marcada para hoje, sexta-feira, entre o Banco Nacional de Angola (BNA) e o Club de Paris, um fórum informal de países credores e devedores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Valter Filipe lidera delegação do BNA em paris

Foto: Angop

O encontro se inscreve no quadro da visita de uma delegação angolana chefiada pelo governador do BNA, Valter Filipe, que realiza, desde quarta-feira, à capital francesa, para restabelecer a confiança dos parceiros gauleses no sistema bancário nacional.

O reestabelecer da confiança no sistema bancário nacional visa permitir que Angola faça parte da lista de equivalência da supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE).

Ao fazer parte da lista de equivalência, a banca angolana vai deixar de depender exclusivamente do BNA para ter acesso a cambiais, como acontece actualmente.

A relação entre Angola e o Club de Paris não tem sido auspiciosa, pois o país apenas beneficiou de um reescalonamento da dívida externa, em 1987, antes de ser membro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), em 1989.

Ao Estado angolano tem sido exigido a implementação de um Programa de Estabilização e Ajustamento Económico e Financeiro.

Sem o aval prévio sobre o estado real das finanças de Angola e da não implementação das medidas propostas, o Club de Paris não pode proceder ao alívio da dívida externa país.

Para hoje a agenda da delegação angolana inscreve também reuniões com representantes dos bancos "Société Générale" e "Crédit Agricole".

Assuntos Angola   Banca  

Leia também
  • 17/02/2017 17:13:50

    Angola: Fundo Coca Cola deve adoptar mecanismos de transparência

    Luanda - O novo Conselho de Administração do Fundo do Projecto Coca Cola empossado hoje (sexta-feira), em Luanda, deve adoptar novos mecanismos de transparência, durante o exercício das suas funções, recomendou o ministro das Finanças, Archer Mangueira.

  • 17/02/2017 14:51:01

    Portugal vai mobilizar fontes de financiamento para agricultura angolana

    Lisboa - O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, Luís Capoulas Santos, afirmou hoje, em Lisboa, que Portugal é um parceiro privilegiado de Angola, razão pela qual nesta nova era de cooperação vai procurar fontes de financiamentos estáveis e plurianuais para o desenvolvimento de projectos no sector agrícola angolano.

  • 16/02/2017 20:32:05

    Angola : AGT prevê lançar sistema aduaneiro automatizado neste semestre

    Luanda - O Sistema Automatizado de Processamento de Dados Aduaneiros (ASYCUDA), poderá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano, pela Administração Geral Tributária (AGT), com a aprovação do novo formulário de Declaração Aduaneira para a tributação de mercadorias, designado "Documento Único (DU)".