Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Novembro de 2017 | 18h37 - Actualizado em 14 Novembro de 2017 | 18h37

Falta de meios de pesca desanima pescadores prosseguirem actividade

Saurimo - A falta de meios de serviços para a pesca artesanal, desalenta significativamente na desistência da actividade pesqueira por parte dos pescadores na província da Lunda Sul, informou hoje, terça-feira, o chefe de departamento de pescas, da direcção provincial da agricultura, Carlos Fazenda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que o departamento controlava 35 pescadores artesanais, mas, devido a falta de artefacto de pescas muitos desistiram, estando apenas 20, que também o desenvolvem a actividade com dificuldades.

Reconheceu que a província dispõe de um potencial hídrico invejável, por este facto urge investimentos de grande relevância no sector da pesca artesanal, para que os abundantes rios sejam muito bem aproveitados, visando a melhoria da dieta alimentar nas comunidades.

“Mesmo com o número reduzido de pescadores artesanais, ainda sim, é visível nos mercados paralelos da cidade de Saurimo, várias espécies de peixe, capturados com muitas dificuldades” enfatizou.

Disse que com este desânimo por parte dos pescadores, o departamento não tem registo das toneladas ou quilogramas de peixes capturados pelos mesmos, porque não reportam e quando são solicitados alegam a falta de meios para fazer face à actividade.

Leia também
  • 13/11/2017 17:43:34

    Lunda Sul: Projecto de piscicultura com 80 mil alevinos

    Saurimo - Oitenta mil alevinos da espécie tilápia nilótica serão introduzidos, ainda este mês, no projecto de piscicultura implementado na comuna de Mona Quimbundo, município de Saurimo, província da Lunda Sul, visando o repovoamento dos viveiros.

  • 12/11/2017 18:34:12

    Mais de 300 mil clientes da ENDE utilizam sistema pré-pago

    Saurimo - O anúncio de que 385 mil, de um milhão e 369 clientes controlados pela Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) a nível do país, usam o sistema de contagem pré-pago, segundo o seu presidente do conselho da administração, Francisco Talino, facto este que marcou a semana noticiosa da área económica.

  • 10/11/2017 19:21:41

    Lunda Sul: Mau estado das vias condiciona produção em grande escala

    Saurimo - O mau estado das vias, que ligam a sede municipal de Cacolo às comunas de Alto Chicapa e Xassengue, tem estado a desincentivar os camponeses a produzirem em grande escala, por dificultar o escoamento dos produtos.