Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Março de 2017 | 20h25 - Actualizado em 20 Março de 2017 | 20h24

Angola: Inforfip prevê formar mais de três mil técnicos nacionais em gestão do OGE

Luanda - Três mil e 500 técnicos do sector administrativo público, incluindo os das missões diplomáticas de Angola, serão capacitados, até o final de 2017, em gestão orçamental e finanças públicas, pelo Instituto de Formação de Finanças Públicas (Inforfip), órgão adstrito ao Ministério das Finanças.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Paulo Ringote - Director do INFORFIP, no seminário de capacitação do Ministério das Finanças

Foto: Rosário dos Santos

Os quadros, entre os quais, secretários gerais e equipados, titulares de cargos  de direcção, chefia, técnicos superiores e médios, já começaram a  ser capacitados, de forma faseada,  desde a abertura  do ano formativo 2017 desta instituição pública, desde 13 de Fevereiro último.

Estes,  de acordo com  o director-geral do Inforfip, Paulo Ringote,  vão  aperfeiçoar  questão relacionadas com a gestão das finanças públicas, por meio da  formação  de quadros nacionais, orientada  por uma  administração moderna,  eficaz  e comprometida  com o desenvolvimento  de Angola.

Em declarações hoje à  Angop, Paulo Ringote,  adiantou que no caso dos gestores públicos destacados nas missões diplomáticas de Angola no exterior, estão em articulação com o Ministério das Relações Exteriores (MIREX), para a deslocação destes ao país, para a sua capacitação no domínio da gestão do erário público.

Gestão financeira pública, contratação pública, gestão patrimonial pública, contabilidade  pública  e  gestão de contas, receitas  locais e planeamento tributário, cálculo  financeiro, execução do orçamento nos serviços públicos, procedimentos da  contratação pública e inventariação de bens públicos, são entre  outros temas  agendados para as diversas fases dos cursos que serão ministrados ao longo de 2017.

O plano de formação do Inforfip para este ano de 2017 prevê, além da formação dos titulares com cargos de chefia, a formação de gestores dos municípios, com vista a aprimorarem técnicas correctas de gestão das finanças, de arrecadação de receitas e identificação das suas principais fontes de recursos.

A título específico, o responsável do Inforfip, disse que dispõem também  de cursos para o sector empresarial público, uma iniciativa  a integrar pela primeira  vez no pacote de formação desta instituição.

O plano de formação já elaborado vai fazer com que  a classe aperfeiçoe  conhecimentos que possibilitem o seu melhor desempenho, contribuindo  para o crescimento de Angola.

Temas como a economia empresarial, gestão de empresas públicas,  prestação de contas, finanças empresarial,  economia financeira e fiscalidade  empresarial são, entre outras  aulas a serem  ministradas à classe do sector empresarial público.

O Inforfip quer transformar-se numa academia de  finanças públicas de excelência, focada na investigação, geração e  disseminação do conhecimento e na formação de quadros, de acordo com o  responsável.


 

Assuntos Finanças  

Leia também
  • 17/03/2017 19:43:59

    Angola: Estado é o principal accionista do BPC

    Luanda - O Estado angolano, representado pelo Ministério das Finanças, o Instituto Nacional de Segurança Social e a Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA) são os principais accionistas do Banco de Poupança e Credito, no quadro do plano da sua Recapitalização e Reestruturação já aprovado em Conselho de Ministros.

  • 17/03/2017 18:53:40

    Angola: Secretários gerais apostam na qualidade da despesa pública

    Luanda - Secretários gerais a e directores do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatistica (GEPE) dos governos provinciais comprometeram-se hoje, em Luanda, a aumentar a qualidade da despesa pública, no quadro do cumprimento dos objectivos económicos e financeiros traçados pelo Executivo angolano.

  • 17/03/2017 18:06:10

    Angola e China assinam acordos para os sectores mineiro e das águas

    Luanda - Dois acordos ligados aos sectores das minas e do sistema de distribuição de águas foram rubricados hoje, sexta-feira, em Beijing, pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira e responsáveis de duas instituições financeiras chinesas.

  • 16/03/2017 15:04:33

    Angola: Pagamento da taxa de circulação termina este mês

    Luanda - O pagamento da taxa de circulação em curso no país desde Dezembro de 2016 termina este mês (Março), de acordo com os prazos divulgados pela Administração Geral Tributária (AGT), adstrita ao Ministério das Finanças.