Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Março de 2017 | 18h54 - Actualizado em 20 Março de 2017 | 20h16

Cuando Cubango: Projecto agroindustrial avaliado em USD 200 milhões

Menongue - Um projecto agro-industrial, avaliado em USD 200 milhões, uma iniciativa de empresários Namíbianos, começa a ser implementado ainda este ano, na cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuando Cubango: Máquina de colheita de arroz

Foto: Armandio Morais

Para o efeito, uma delegação, composta pelo cônsul-geral da República de Angola no Rundo - Namíbia, Gilberto Pinto Chikoti, cônsul de Angola em Frankfurt - Alemanha, Manuel Adão Domingos, e três empresários namibianos, trabalhou este fim-de-semana em Menongue.

Durante 24 horas, a delegação reuniu-se com o governador do Cuando Cubango em exercício, Ernesto Fernando Kiteculo, com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria da província, Longui António Bongue, e com um dos representantes da Unidade Técnica de Investimento Privado.

Nesta primeira deslocação ao Cuando Cubango, os empresários namibianos visitaram uma das áreas onde será implementado o referido projecto, com a finalidade de constatar as condições que o terreno oferece, tendo, por isso, recolhido parte do solo para análises.

Em declarações à imprensa, o presidente da associação das cooperativas da Namíbia, Rudolph Van Heeden, disse que numa primeira fase o projecto iniciará com 50 empresários apenas nambianos e na segunda estarão incluídos sul-africanos, tendo avançado que o arranque dependerá somente do governo provincial agilizar a situação do processo da legalização do título do terreno de 30 mil hectares.

O projecto, avançou o empresário, ingloba áreas como aquicultura, criação de gado, produção do milho, frutas diversas, sendo que a produção será para o consumo inrterno de Angola e outra para exportação.

Rudolph Van Heeden, director da empresa Green Sky - Agricultural Solucions, disse que a par da água, Cuando Cubango tem vastas terras fertéis.

Leia também
  • 20/03/2017 20:12:22

    Cuanza Sul : Sinalização marítima no Cuanza Sul será melhorada

    Sumbe - Um plano director nacional que visa a colocação de faróis para ajuda à navegação na orla do Cuanza Sul está em elaboração, numa iniciativa do Instituto Hidrográfico e sinalização marítima de Angola, segundo informou hoje o responsável do referido departamento, José Cardoso de Carvalho.

  • 20/03/2017 17:01:51

    Angola: Consumidores reclamaram menos em 2016

    Luanda - O número de reclamações dirigidas pelos cidadãos ao Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) diminuíram de 523, em 2015, para 512, em 2016, registando-se assim uma diferença de 11.

  • 19/03/2017 11:41:30

    Huíla: Detidos 22 garimpeiros ilegais de ouro no município da Jamba

    Jamba - Vinte e dois cidadãos, dos cinco de nacionalidade chinesa, que se dedicavam ao garimpo ilegal de ouro na localidade de Limpopo, comuna de Tchamutete, no município da Jamba, na Huíla, foram este mês detidos pela Polícia Nacional.