Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

05 Abril de 2017 | 15h37 - Actualizado em 05 Abril de 2017 | 15h37

Moxico: Presidente da República presta atenção à região leste

Luena - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, está a prestar uma grande atenção ao desenvolvimento do sector eléctrico das províncias do Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte, circunscrições da Região Leste do país, afirmou hoje o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, recebe informação sobre a barragem de Tchiumbue

Foto: David Dias

Moxico: Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, dá explicação técnica da Barragem do Dala.

Foto: David Dias

Ao falar durante a cerimónia de inauguração do aproveitamento hidroeléctrico de Chiumbue, presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Baptista Borges disse que José Eduardo dos Santos orientou que o Plano de Desenvolvimento Eléctrico2017 pudesse prestar especial atenção ao leste do país.

“Queremos reafirmar a alta prioridade que o Presidente da República tem dado à região leste de Angola, recordando que, na última reunião do Conselho de Ministro, realizada no Luena, em 2016, foi dito pelo Presidente que a região leste pudesse merecer elevada prioridade por ter albergado o início da luta armada, a celebração dos acordos de paz e não só”, recorda João Borges.

Afirmou que a inauguração do aproveitamento hidroeléctrivo de Chiumbue é, no fundo, a materialização da orientação do Presidente José Eduardo dos Santos, que quer o bem-estar social e económico da população local.

“Graças à paz, o Executivo, com base no Plano Nacional de Desenvolvimento 2017, reconhecendo a elevada prioridade que a construção de infra-estrutura básica conduza à melhoria da qualidade das populações, construiu o empreendimento num prazo de dois anos mesmo com o cenário económico menos bom”, assinalou.

O aproveitamento hidroeléctrico de Chiumbue tem uma capacidade de fornecer 12.45 Megawatts para os municípios do Dala (Lunda Sul), Camanongue e Luena, Moxico e foi hoje, quarta-feira, inaugurada pelo ministro da Defesa Nacional, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Leia também
  • 05/04/2017 18:37:50

    Moxico: População beneficiária do aproveitamento de Chiumbue agradece "Prenda" do governo

    Luena - A população das localidades beneficiadas com a energia do aproveitamento hidroeléctrico do Chihumbue, agradeceu hoje o empenho do Governo em construir a barragem inaugurada pelo ministro da defesa, João Lourenço, constituindo deste modo uma prenda.

  • 05/04/2017 18:24:11

    Moxico: Angolanos suportaram barragem hidroeléctrica de Chiumbue

    Luena - Apesar dos constrangimentos encontrados na contratação de mão-de-obra local para construção do aproveitamento hidro-eléctrico de Chiumbue, erguido no município do Dala, província da Lunda Sul, o empreendimento permitiu empregar em 33 meses 299 funcionários.

  • 05/04/2017 18:18:50

    Moxico: Governador diz-se satisfeito com barragem do Tchihumbue

    Luena - A inauguração do aproveitamento hidroeléctrico de Chiumbue, que vai produzir 12.4 megawatts de energia à população de Camanongue e cidade do Luena, província do Moxico, e ddo Dala (Lunda Sul), constitui um motivo de satisfação do governo da província do Moxico.l, João Ernesto dos Santos ?Liberdade?.

  • 05/04/2017 17:42:57

    Moxico: Barragem do Chiumbue preserva segurança ambiental

    Luena - As quedas de águas de Chiumbue, espécies de animais, aves e a cintura verde circundante ao aproveitamento hidro-eléctrico de Chiumbue foram preservadas, mantendo o equilíbrio e a segurança ambiental do município de Dala, província da Lunda Sul.