Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Maio de 2017 | 12h37 - Actualizado em 19 Maio de 2017 | 12h37

Bié: Província beneficiará de energia da barragem Laúca

Cuito - A província do Bié beneficiará em 2018 do fornecimento de energia eléctrica da barragem de Laúca, através da linha de transporte do Gove, confirmou nesta quinta-feira no Cuito, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

João Baptista Borges - Ministro da Energia e Águas

Foto: Lino Guimaraes

Em declarações à imprensa local, no âmbito da sua visita de constataçãodo sector na província, o governante disse que o fornecimento de energia da barragem vai permitir reduzir os custos com combustíveis, bem como vai alavancar o sector industrial.

Actualmente a cidade do Cuito recebe parcialmente energia eléctrica da barragem do Gove (Bié), as restantes localidade beneficia de energia produzida por uma central térmica instalada em Kaluapanda, 10 quilómetros a sul da cidade. Os restantes municípios e comunas são iluminados através de grupos geradores.

A água na albufeira da barragem hidroeléctrica de Laúca, em construção em Malanje, atingiu em 25 de Abril uma cota de 800 metros de altura, facto que permite este mês de Maio efectuar ensaios da primeira turbina com capacidade para gerar 334 Megawatts.

O enchimento de Laúca só estará concluído na próxima época chuvosa, quando atingir a quota de três mil milhões de metros cúbicos de água.

A barragem de Laúca, que terá uma capacidade para gerar dois mil e 70 Megawatts, vai permitir fazer a interligação do sistema eléctrico norte, centro e sul do país.

A albufeira de Laúca começou a ser enchida a 11 de Março, numa cerimónia orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

As obras de construção desta barragem, no rio Kwanza, província de Malanje, desde 2012, estão avaliadas em 4,5 mil milhões de dólares norte-americanos.


 

Assuntos Barragens   Província » Bié  

Leia também
  • 18/05/2017 17:13:05

    Bié: Ministro anuncia construção de nova central térmica

    Cuito - Uma nova central térmica, com capacidade de 20 megawatts, será instalada ainda este ano na cidade do Cuito, província do Bié, anunciou hoje o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

  • 18/05/2017 12:22:46

    Bié: Governador tranquiliza jovens sobre aquisição de apartamentos

    Cuito - O governador do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, tranquilizou hoje, quinta-feira, no Cuito, os jovens que queiram obter moradias, que terão prioridade na aquisição dos apartamentos das centralidades "Horizonte do Cuito e Andulo", respectivamente.

  • 16/05/2017 18:13:23

    Bié: People In Need entrega gado bovino aos camponeses do Trumba

    Cuito - Os camponeses da comuna do Trumba, 20 quilómetros a norte da cidade do Cuito, vão beneficiar até finais de Agosto próximo de 30 cabeças de gado bovino, através da Organização Não Governamental People In Need (PIN), para o repovoamento animal da localidade.