Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Junho de 2017 | 18h48 - Actualizado em 16 Junho de 2017 | 18h47

Huambo: Dívida dos clientes da ENDE continua a aumentar

Huambo - Um bilião e 596 milhões e 503 mil e 399 kwanzas é o valor que os clientes, entre consumidores individuais, instituições públicas e privadas, devem a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) no Huambo, tendo registado um aumento de mais 113 milhões e 652 mil e 735 kwanzas, desde Fevereiro último.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Nóe Mota - Director provincial da Ende

Foto: Júlio Vilinga

Em declarações hoje, à Angop, o director provincial da ENDE no Huambo, Noé Mota Chitata, explicou que a dívida sobe todos os meses, resultante do não pagamento do consumo de energia por parte dos consumidores na cidade capital, Caála e Bailundo.

Disse que a direcção tem levado a cabo campanhas de sensibilização dos consumidores no sentido de mudarem de mentalidade, de modo a recuperar a dívida.

Noé Mota Chitato frisou que os consumidores devem cultivar o espírito de pagar os serviços públicos, que possibilitam ao governo realizar outros investimentos para melhorar a qualidade de vida das populações, a exemplo da instalação da nova Central Térmica do Belém, que vai reforçar a distribuição de energia para os consumidores.

“Há um esforço muito grande por parte do governo em alargar a rede eléctrica em vários pontos do país. Os consumidores têm a obrigação de comparticipar, para serem implementados outros investimentos públicos”, sublinhou.

O responsável mostrou-se igualmente preocupado com os casos de vandalismo que se regista nos postos de transformação e nas redes de baixa tensão, principalmente nas zonas suburbanas do Huambo e Caála, motivando restrições no fornecimento.

A Empresa Nacional de Electricidade (ENDE) no Huambo controla 20 mil e 646 consumidores no sistema pré-pago e 36 mil e 418 no pós-pago.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 12/06/2017 19:51:34

    Huambo/Moxico: Polícia Fiscal deve actuar com profissionalismo

    Huambo - A Polícia Fiscal no Huambo foi orientada hoje a actuar com profissionalismo no cumprimento da sua tarefa, devendo prestar o apoio necessário a gestão operacional da Administração Geral Tributaria (AGT), para arrecadar mais receitas para o Orçamento Geral do Estado (OGE).

  • 08/06/2017 00:25:23

    Huambo: Produtores agrícolas estudam técnicas sobre utilização do calcário

    Caála - Cento e setenta produtores agrícolas dos municípios da Caála, Ecunha e Huambo estudaram, quarta-feira, as técnicas sobre a utilização do calcário, numa acção formativa promovida pela Direcção Provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

  • 08/06/2017 00:01:33

    Huambo: Vice-governador defende propriedade industrial eficiente

    Huambo - O crescimento tecnológico e a diversificação da economia dependem da implementação de um sistema de propriedade industrial eficiente, de forma a estimular os investimentos em pesquisas, inovação e actividade inventiva.