Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Junho de 2017 | 08h53 - Actualizado em 30 Junho de 2017 | 08h52

Cuanza Norte: Barragem de Cambambe denota compromisso do governo

Dondo - Os investimentos feitos para edificação da segunda central da barragem de Cambambe, na província do Cuanza Norte, inaugurada quinta-feira pelo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, denota o compromisso do governo angolano para o futuro das populações, consideraram alguns expatriados que trabalharam na execução do projecto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Central 2 da Barragem de Cambambe inaugurada pelo Vice Presidente Manuel Vicente

Foto: Pedro Parente

Ouvidos pela a Angop, a propósito da inauguração da segunda fase daquele empreendimento hidroeléctrico, o gerente de contrato da construtora Odebrecht, a empreiteira do projecto, Gustavo Belitardo, salientou que a infra-estrutura irá contribuir no desenvolvimento socio-económico do país.

Para si, com esta acção, o Governo angolano dá um passo qualitativo, para a sustentabilidade da economia do país.

“Com uma visão muito atenta, o governo angolano, definiu este sector como prioritário, dado que foram aplicados cerca de dois mil milhões de dólares, com um retorno a médio prazo, o que implica uma percepção da magnitude do investimento, sobretudo, para a sustentabilidade das novas gerações”, sublinhou.

Disse ainda que com esta barragem, a par de Capanda, Laúca e, num futuro breve, a de Caculo Cabaça, o país vai experimentar um ciclo valioso que vai garantir a sustentabilidade dos sectores conexos como a indústria, a agricultura e o comércio, que mantém uma ligação directa com o sector da energia.

"Quando vim à Angola, carregava 10 anos de experiencia no ramo de energia, que adicionados aos oito, aqui, na barragem Cambambe, período que duraram os trabalhos, descobri que o Governo está fortemente empenhado no desenvolvimento do país, uma intenção demonstrada pelo cronograma de actividades e a maneira como foram geridos todos os momentos em torno da obra", realçou.

Para o seu compatriota, Douglas Paulino Duarte, director da Elecnor, empresa espanhola encarregue da montagem dos equipamentos electromecânico, tratou-se de um investimento que admira o mundo, para um país que foi devastado pela guerra e, em pouco tempo realizar obras desta dimensão, não restam dúvidas que haverá um futuro promissor.

Aconselhou os angolanos a terem esperança, porquanto um investimento a esse nível o volume de retorno será maior, embora no futuro, mais é preciso acreditar para que tal aconteça e, isto de forma gradual, a medida que outros sectores vão se alavancando com o aumento da potência da energia no país.

“Uma viabilidade bem definida, está na construção de infra-estruturas que irão garantir a sua expansão para o exterior do país, acelerando deste modo o seu escoamento, para o bem da economia nacional”, aconselhou.

Por seu turno, o administrador municipal de Cambambe, Francisco Manuel Diogo, afirmou que um dos ganhos deste empreendimento para a região, será o fornecimento de energia eléctrica, para potenciar o pólo industrial do Dondo, bem como o fornecimento, pela primeira vez, de energia desde quarta-feira, às sedes comunais do Zenza do Itombe e Massangano.


 

Leia também
  • 31/01/2019 20:13:58

    Governador preocupado com o estado de abandono dos campos agrícolas

    Banga - O governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, manifestou-se preocupado com o estado de abando dos campos agrícolas do município da Banga, ocupados por alguns empresários da região.

  • 29/01/2019 04:26:16

    Administração do Cazengo prepara terra para camponeses

    Ndalatando - Pelo menos 20 hectares de terra para o cultivo da mandioca, feijão, milho e ginguba começaram a ser preparados desde segunda-feira (28), na localidade da Camoma, município do Cazengo, província do Cuanza Norte, pela administração local.

  • 14/01/2019 17:24:27

    Agricultores abandonam fazendas por degradação das vias

    Dondo - Quatro dos 32 agricultores da comuna de Massangano, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, abandonaram nesta época agrícola as suas áreas de cultivo e foram para outras localidades, devido ao mau estado das estradas da região.

  • 19/12/2018 21:50:11

    Cuanza Norte: Irregularidade das chuvas pode comprometer campanha agrícola

    Ndalatando - A irregularidade das chuvas que se abatem sobre a província do Cuanza Norte, aliada a falta de tractores para apoio aos camponeses na preparação das terras podem comprometer o alcance das metas da campanha agrícola 2018/2019.