Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Setembro de 2017 | 12h48 - Actualizado em 14 Setembro de 2017 | 12h48

Bié: Mais de 10 mil famílias camponesas recebem inputs agrícolas

Camacupa - Dezoito mil e quatrocentas e trinta e cinco famílias camponesas vão beneficiar-se de fertilizantes, sementes e outros meios de produção para a presente campanha agrícola (2017/2018), no município do Camacupa, 82 quilómetros a leste da cidade do Cuito, província do Bié.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A garantia é do responsável da Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Quintas Orlando. Segundo o gestor, esse apoio que as famílias camponesas vão receber do IDA insere-se no Programa de Extensão Rural do Governo local e do MOSAP –II, Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização.

Para a campanha agrícola em causa, Quintas Orlando previu desbravar-se mil e 500 hectares de terra, para diversas culturas. Para tal, exortou os camponeses associados e famílias isoladas a empenharem-se de modo a ter bons resultados e a elevar a qualidade das suas vidas.

Neste momento, segundo a fonte, estão armazenados mais de 430 toneladas de fertilizantes, 255 charruas de tracção animal, bem como sementes diversas, sobretudo de milho, feijão e outros.

Sem revelar os hectares de terra cultivados na campanha agrícola 2015/2016 no município de Camacupa, considerou satisfatório os resultados, mormente quanto ao milho, feijão, mandioca, hortaliças e frutas diversas.

O município de Camacupa, 82 quilómetros a Leste do Cuito (Bié), tem uma população de 141 mil e 760 habitantes. O instituto  controla 37 cooperativas com um universo de 836 famílias camponesas.

Leia também
  • 07/09/2017 13:01:09

    Cuanza Norte: Camponeses necessitam de máquinas agrícolas para trabalhar

    Bolongongo - Os camponeses no município do Bolongongo, província do Cuanza Norte, organizados em associações, necessitam de tractores e outros instrumentos de lavoura, para melhorar o trabalho e aumentar a produção agrícola.

  • 07/09/2017 12:38:44

    Huíla: Associações de camponeses beneficiam de motobombas

    Matala - Duas associações de camponeses da localidade da Tchipópia, na comuna de Capelongo, província da Huíla, receberam hoje, da administração municipal da Matala, uma motobomba cada, para ajudar os camponeses a produzir mais e melhor sem depender das chuvas.

  • 07/09/2017 02:04:49

    Bié: Camponeses perspectivam colheitas satisfatórias

    Cuito - A província da Bié prevê colheitas satisfatórias na presente campanha agrícola 2017/18, a julgar pelos investimentos do governo que apoiou com fertilizantes, associada ao empenho dos camponeses a nível da região.