Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Outubro de 2017 | 16h00 - Actualizado em 06 Outubro de 2017 | 19h11

Angola: Engenheiro defende diversificação na indústria petrolífera

Luanda - A diversificação na indústria petrolífera através da aposta nos subprodutos derivados do petróleo pode contribuir para o desenvolvimento da economia nacional, defendeu hoje, sexta-feira, em Luanda, o engenheiro Geraldo Ramos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Especialista em petróleos, Geraldo Ramos

Foto: Alberto Juliao

Ao falar no lançamento de três obras científicas de sua autoria sobre engenharia petrolífera e indústria de gás natural, o técnico disse que a produção de plásticos, embalagens, fios, entre outros subprodutos derivados do petróleo, ajudaria a criar novos postos de emprego.

Geraldo Ramos, que é, também, professor universitário, acrescentou que a aposta  nestes subsectores pode ser uma mais-valia porque evitaria a importação destes produtos.

“ Podemos apostar na diversificação da economia sem se desprender na aposta da diversificação dos derivados do petróleo, ao invés da estagnação no gás butano, óleo, parafina, entre outras produções”, alertou.

Mesmo com a baixa do preço do barril de petróleo, disse o autor, há necessidade de se dinamizar este sector através de um trabalho entre as empresas e a Angola LNG, numa aposta em outras fases de produção petrolífera.

As obras “Remoção da água e optimização do desempenho do reservatório do Hunton, Aplicação de VBA nos fundamentos da engenharia de petróleo, e Indústria do gás natural – fundamentos”, da autoria de Geraldo Ramos, visam reforçar a literatura petrolífera portuguesa no país.

O livro, que faz uma abordagem sobre o gás natural, visa incentivar o Governo e as  empresas a investirem nestes subsectores, bem como nas precauções a ter com o gás, para evitar os acidentes na sociedade angolana.

Já o livro que trata da aplicação do VBA na engenharia petrolífera, apresenta fundamentos do domínio dos petróleos e apresenta alguns métodos para a resolução de equações e correlações matemáticas.

Geraldo André Raposo Ramos é engenheiro sénior de petróleos da Sonangol, licenciado em ciências matemáticas, doutorando em engenharia de petróleos.

Assuntos Economia   Petróleos  

Leia também
  • 06/10/2017 18:30:30

    Angola: Sector agrícola pretende aumentar em grande escala produção de cereais

    Luanda - O Ministério da Agricultura e Florestas pretende aumentar em grande escala a produção de milho, soja, arroz e feijão, a partir da presente campanha 2017/2018, que começa oficialmente no dia 10 deste mês, na província do Huambo, visando alavancar o sector agro-pecuário no país.

  • 06/10/2017 12:09:33

    Brent abre em alta em Londres

    Londres - O barril de petróleo Brent para entrega em Dezembro abriu nesta sexta-feira em alta no International Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a USD 57,02, uma variação de 0,15% em relação ao fecho de quinta-feira.

  • 05/10/2017 15:04:34

    Uíge: Mais de cem vendedoras de peixe beneficiam de micro-crédito

    Uíge - Cento e 15 mulheres, que se dedicam ao processamento e venda de pescado na província do Uíge, beneficiaram em 2016 de micro-crédito, no valor 300 mil kwanzas para cada uma , com vista a potenciar o seu negócio, informou hoje o chefe do departamento das pescas no Uíge, Nsuka Ndongala.