Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Outubro de 2017 | 18h39 - Actualizado em 06 Outubro de 2017 | 18h39

Huíla: Delegação das Finanças promove exposição para assinalar 116º aniversário

Lubango - Uma exposição de antiguidades em comemoração aos 116 anos de existência do Ministério das Finanças está patente na delegação provincial da Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Osvaldo Teixeira - delegado provincial das finanças

Foto: amélia oliveira

Trata-se de uma exposição aberta nesta quinta-feira, com um acervo histórico da delegação, que remonta de 1834 a 1972, como cadeirão, mesa de centro, armário de arquivo, cadeira giratória, máquina de escrever, cofre, agrafadores, furador, selo branco, carimbos, afia lápis, vaso de argila, secretária em madeira, taças, mapa de Angola, livros e legislações.

Em declarações nesta sexta-feira à Angop, no Lubango o responsável da delegação, Osvaldo Teixeira, referiu que a exposição visa dar a conhecer a população e os funcionários mais jovens da instituição, a sua história e o seu percurso.

“Houve uma evolução grande no procedimento de trabalho, a arrecadação, a introdução de novas tecnologias de comunicação e informação, o que permite ter uma dinâmica na busca de informação e tratamento de vários processos”, considerou.

No âmbito dos 116 anos do ministério, a delegação tem agendadas actividades desportivas, uma missa em homenagem aos funcionários falecidos e seus familiares. Bem como uma homenagem ao primeiro delegado de finanças na Huíla de 1975 a 2003, Olívio Barbosa.

A delegação das finanças faz o acompanhamento da execução das despesas públicas e serviços da Administração Geral Tributária (AGT) na elevação de arrecadação de receitas e no aumento da base tributária.

Os serviços de finanças na Huíla contam com perto de 115 funcionários, entre a repartição, a delegação aduaneira, a AGT e o gabinete de inspeção de finanças.

O Ministério das finanças foi criado a 03 de Outubro de 1901, anteriormente com a denominação de “Fazenda”.

 

Leia também
  • 06/10/2017 17:12:55

    Angola: Instituições financeiras reportam informações aos Estados Unidos

    Luanda - Trinta e oito instituições financeiras, das 53 que operam em Angola, submeteram informações financeiras à autoridades fiscal dos Estados Unidosde América, no quadro da adopção do regime da Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA), por parte da Administração Geral Tributária (AGT), cujo prazo terminou a 30 de Setembro deste ano.

  • 04/10/2017 13:00:42

    AGT reitera tratamento especial aos Grandes Contribuintes

    Luanda - Os mais de 320 grandes contribuintes vão continuar a merecer um tratamento diferenciado e personalizado por parte da Administração Geral Tributária (AGT), pelo facto de terem um peso significativo nas receitas para o Orçamento Geral do Estado (OGE), contribuindo com 76 por cento da receita fiscal não petrolífera.

  • 04/10/2017 11:55:56

    Angola: Receitas fiscais atingem mais de AKZ 284 mil milhões

    Luanda - Duzentos e oitenta e quatro biliões, 616 milhões, 704 mil e 713 kwanzas é o valor arrecadado, durante o primeiro semestre deste ano, pela Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes (RFGC) da Administração Geral Tributária (AGT).