Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Outubro de 2017 | 15h05 - Actualizado em 07 Outubro de 2017 | 15h05

Zaire: Camponeses no Cuimba clamam por insumos agrícolas

Cuimba - Os agricultores no município do Nzeto, 62 quilómetros a nordeste da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, necessitam de sementes e instrumentos agrícolas para época agrícola 2017/2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

CAMPO AGRÍCOLA

Foto: Agostinho Kilemba/ARQUIVO

Em declarações hoje à Angop, o presidente da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuárias de Angola (UNACA) no Cuimba, Pedro Fernandes Ngonga, disse que a instituição está com dificuldades em apoiar os seus associados com "in puts" agrícolas, visando um ano agrícola satisfatório.

Além de sementes e instrumentos agrícolas, prosseguiu, os camponeses do município do Cuimba necessitam também de tractores para o desbravamento dos solos aráveis, visando aumentar as áreas de cultivo.

“O município do Cuimba tem terras férteis para a prática de agricultura. Acredito que com a disponibilização de meios mecanizados para os nossos camponeses a produção poderá atingir níveis satisfatórios”, referiu.

Contactado pela Angop, o director municipal em exercício da agricultura no Cuimba, Joaquim Kirimbo, disse que a situação já é do conhecimento das estruturas provinciais em Mbanza Kongo, aguardando, para isso, um pronunciamento nos próximos dias.

A Unaca no município do Cuimba controla dois mil e 658 camponeses congregados em 72 associações e cooperativas agrícolas. O município é potencialmente agrícola, sendo a mandioca, ginguba, feijão, batata-doce, milho, feijão, gergelim, citrinos e banana os produtos mais cultivados.

 

Leia também