Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Outubro de 2017 | 15h06 - Actualizado em 13 Outubro de 2017 | 15h06

Cabinda: Prodel garante estabilidade na produção de energia

Cabinda - A empresa pública de produção de energia Prodel garantiu hoje haver estabilidade na geração de energia na Central Térmica de Malembo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o director regional da Prodel em Cabinda, Joaquim Silva, que falava à Angop, os constrangimentos registados nos últimos dias estão ultrapassados, depois de ter sido feitas manutenções pontuais nas centrais térmicas de Malembo (CT1, CT2 e CT3).

"Foi uma situação constrangedora. Os equipamentos exigem manutenção que em princípio parte pela mudança dos filtros de gasóleo e isso não aconteceu na altura ideal por falta dos mesmos e então tivemos essas bruscas interrupções que provocaram a uma semana atrás o apagão na cidade de Cabinda e Vila de Landana", disse.

Avançou que neste momento superadas as avarias, com a colocação dos filtros nas duas principais turbinas a CT1 e CT2, perfazendo uma produção actual de 70 megawatts. "Temos desde domingo capacidade suficiente para toda a cidade de Cabinda e Vila de Landana. Se a ENDE nos solicitar mais, nós podemos aumentar. Neste momento não há problemas de produção", assegurou.

Na central térmica de Malembo estão instaladas duas turbinas com sistema dual com capacidade cada de 35 MW e uma a mais inferior com 25 MW o que totaliza 95 MW acrescidos às alternativas das centrais de Chibodo com 30 MW e Santa Catarina com 10 MW.

"Desde domingo, estamos a produzir 70 MW de energia para toda cidade, arredores e Vila de Landana, As alternativas de Chibodo e Santa Catarina estão como reservas bem como a térmica de Malembo de 25 MW. Já não haverá restrições no fornecimento de energia. Vamos continuar a trabalhar para a manutenção na substituição de materiais e consumíveis em Chibodo e Santa Catarina", indicou.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 04/10/2017 19:05:25

    Cabinda: Obras do terminal marítimo de passageiros já executadas a 28 por cento

    Cabinda - As obras de construção do terminal marítimo de passageiros e do quebra-mar do porto de Cabinda estão executadas na ordem de 28 por cento, afirmou hoje, nesta cidade, o administrador para área técnica e operações da empresa portuária local, Artur Carvalho.

  • 03/10/2017 00:45:50

    Cabinda: Banco Sol inaugura primeiro centro de empresas

    Cabinda - O Banco Sol procedeu nesta segunda-feira, à inauguração do seu primeiro centro de empresas na cidade de Cabinda, no âmbito da sua estratégia de expansão, crescimento e afirmação no mercado local.

  • 13/09/2017 14:41:04

    Cabinda: ENDE requalifica rede domiciliar de baixa tensão

    Cabinda - A Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) na província de Cabinda está a implementar o projecto de requalificação da rede domiciliar de baixa tensão, no quadro do programa de electrificação da cidade e da comuna de Dinge, município de Cacongo.