Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

11 Outubro de 2017 | 16h22 - Actualizado em 11 Outubro de 2017 | 16h22

Cunene produz mais de 29 mil caixas de sabão artesanal

Ondjiva - Vinte e nove mil e 322 caixas de sabão artesanal, produzido a base de soda, água e óleo, foram produzidas de 2016 até a apresente data, pela Associação do Progresso e Desenvolvimento das Comunidades de Angola no Cunene (APDCA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene:Directora da APDCA - Gina Rocha

Foto: José Cachiva

Cunene:Funcionaria da APDCA

Foto: José Cachiva

Cunene:Área de secagem de sabão

Foto: José Cachiva

A informação foi avançada hoje à Angop, em Ondjiva, pela directora da APDCA no Cunene, Gina Martina Rocha.

Referiu que o projecto de fabrico de sabão artesanal conta com a parceria do Ministério do Ambiente e do governo local.

Sublinhou que das 29 mil e 322 caixas de sabão fabricadas, das quais 12 mil foram caixas grandes que integra dez barras e 17 mil e 322 caixas pequenas com 16 barras.

As caixas grandes foram vendidas no valor de sete mil kwanzas cada e a pequena quatro mil kwanzas, que permitiu arrecadar no período em causa um total de um milhão e 580 kwanzas.

Gina Rocha explicou ser muito simples e fácil o processo para o fabrico do sabão artesanal, bastando apenas preparar 12 litros de água, dois quilogramas de soda cáustica, 20 litros de óleo vegetal usado (fritos de cozinha) e uma quantidade de amaciador de roupa e outros aromas naturais.

Depois disso, mistura-se os produtos até ganhar consistência e despeja-se numa forma rectangular com 1 metro de comprimento e 0,5 de largura. Deve-se tirar da forma no dia seguinte e antes de endurecer, o sabão deve ser já cortado em cubos ou em barras”, explicou a responsável.

Gina Rocha informou que o projecto permitiu empregar mais de 15 mulheres desfavorecida.

APDCA está representada também nos municípios da Cahama, Namacunde, Ombadja, em cooperativas de grupos de mulheres rurais, que já beneficiaram de varias formações sobre o fabrico de sabão caseiro.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 25/09/2017 23:39:47

    Cunene: Apreendidas diversas mercadorias por fuga ao fisco

    Ondjiva - Diversas mercadorias pertencentes a cidadãos nacionais foram apreendidas nos últimos sete dias pela Policia Fiscal no Cunene, na fronteira comum entre as Repúblicas de Angola e da Namíbia, na localidade de Santa Clara, por tentativa de fuga ao fisco.

  • 24/09/2017 18:40:25

    Cunene: Responsável defende qualificação do pessoal no sector hoteleiro

    Ondjiva -A necessidade de se apostar na formação do pessoal ligado ao sector hoteleiro na província do Cunene, para prestar um serviço com qualidade, foi defendido neste, domingo, em Ondjiva, pelo chefe de Departamento da Hotelaria e Turismo no Cunene, Fernando Hipunhati.

  • 23/09/2017 16:41:02

    Cunene: Governo garante apoio às famílias camponesas

    Ondjiva - O governo provincial do Cunene reiterou neste sábado, em Ondjiva (Cunene), a necessidade de se dar continuidade ao apoio às famílias camponesas locais para o fomento da actividade agro-pecuária, visando o combate da fome e pobreza na região.