Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

03 Janeiro de 2018 | 13h44 - Actualizado em 03 Janeiro de 2018 | 13h44

Mais de 140 bovinos mortos por falta de água e pasto na Chibia

Chibia - Cento e 42 cabeças de gado bovino morreram no município da Chibia, sul da província da Huíla, devido à escassez de pastos e de água, provocada por uma estiagem que assolou a região nos meses de Setembro a Novembro do ano findo, informou hoje, quarta-feira, o director municipal da agricultura, Carlos Tchiloya.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

gado bovino.

Foto: Angop

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que a estiagem atingiu as comunas do Jau, Quihita, Capunda Cavilongo e Sede, onde criadores tradicionais detêm um efectivo ganadeiro com 160 mil bovinos.

Referiu que técnicos do sector continuam a trabalhar no sentido do apuramento definitivo dos estragos causados pela falta de chuvas nos últimos meses do ano passado, dada a importância que o gado representa para a vida das populações locais, quer do ponto de vista económico como cultural.

“Neste momento já temos chuvas a cair no município e a falta de pasto e água está ultrapassada, mas estamos a nos debater com algumas doenças que afectam o gado como os carbúnculos hemático e sintomático, que estão a afectar os bois devido à fraca cobertura vacinal”, disse.

O município situa-se a 42 quilômetros do Lubango e possui 190 mil e 670 habitantes, que a pastorícia como principal actividade das famílias, praticando também a agricultura em pequena escala.

Leia também
  • 16/03/2018 20:28:12

    Millennium reafirma parceria para financiar projectos

    Lubango - O Banco Millennium Atlântico reafirmou hoje, no Lubango, província da Huíla, o compromisso de continuar a estabelecer parcerias com os governos provinciais, para financiar vários projectos que visam alavancar a economia nacional.

  • 16/03/2018 18:43:53

    Agricultores da Matala devem mais de AKz 190 milhões à Sodmat

    Matala - Cento e noventa milhões de Kwanzas é a dívida que os 700 agricultores que exploram terras no perímetro irrigado da Matala têm com a Sodmat - Sociedade de Gestão , desde 2012, pelo fornecimento de inpust agrícolas e assistência técnica.

  • 15/03/2018 18:59:33

    Trabalhadores do perímetro irrigado da Matala sem salário há 41 meses

    Lubango - Noventa e seis trabalhadores da Sociedade de Desenvolvimento da Matala (SODMAT) estão há 41 meses sem salário, devido a uma crise existente n na Sociedade de Gestão dos Perímetro Irrigados (Sopir) de quem é dependente.

  • 15/03/2018 18:51:56

    AGT sensibiliza automobilistas sobre pagamento da taxa de circulação

    Lubango A 5ª região tributária iniciou nesta quinta-feira, em nove pontos na cidade do Lubango, província da Huíla, uma campanha de sensibilização de motociclistas e automobilistas para o pagamento voluntário da taxa de circulação, referente ao ano de 2017.