Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

04 Janeiro de 2018 | 17h30 - Actualizado em 05 Janeiro de 2018 | 10h10

Taxa de câmbio será apurada através do valor médio dos leilões

Luanda - O valor da nova taxa de câmbio do Kwanza face às outras moedas passa a ser determinado pelas transacções que ocorrerem em leilões de divisas no mercado primário, que será apurada através das média ponderadas das vendas aos bancos comerciais, segundo uma nota de imprensa do Banco Nacional de Angola (BNA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Kwanza

Foto: Angop

Moedas de Euro e Dolar Norte Americano.

Foto: THOMAS COEX

Hoje (quinta-feira), um dia depois do governador do Banco Central, José de Lima Massano, anunciar a alteração do regime cambial, o BNA reuniu o seu Comité de Política Monetária, para definir os limites mínimos e máximos da banda cambial, para o regime de câmbio flutuante, que passará a vigorar no mercado angolano em substituição do fixo.

O valor médio da futura taxa de câmbio apurada será a referência e passa a ser publicado no site do Banco Nacional de Angola.

o CPM definiu limites máximo e mínimo da banda cambial, após fazer uma análise do comportamento dos fundamentos macroeconómicos da economia angolana e, particularmente, da tendência decrescente das reservas internacionais e tendo presente o actual desequilíbrio entre a oferta e procura de divisas.

O Banco Nacional de Angola fará a gestão do mercado cambial de modo a garantir a sustentabilidade das contas externas e a estabilidade dos preços.

Na conferência realizada nesta quarta-feira, o Banco Nacional de Angola (BNA) descartou  a possibilidade de uma desvalorização administrativa do Kwanza, mas anunciou que efectuará uma alteração no regime de câmbio em vigor, contrariando assim as análises avançadas recentemente por algumas agências internacionais de rating.

Nessa alteração, espera-se que o preço das moedas transaccionadas no mercado venha a ser definido com base na procura e na oferta de divisas.

Novo Regime Cambial

No que diz respeito ao novo regime cambial, o CPM esclarece o seguinte:

a) Sobre a alteração do Regime Cambial: o regime cambial que vigorou até a presente data, é o da taxa de câmbio administrada, determinada pelo BNA, independentemente da relação entre a procura e a oferta. Doravante, o Banco Nacional de Angola adopta um regime cambial caracterizado pela flutuação da taxa de câmbio dentro de um intervalo, com um limite máximo e um limite mínimo. Esse intervalo é denominado de banda cambial;

b) Como será definida a taxa de câmbio? O BNA irá organizar leilões de compra e venda de moeda estrangeira. Nesses leilões, os participantes – BNA e Bancos Comerciais - indicarão o preço (taxa de câmbio) para a compra ou venda de moeda estrangeira.

Assuntos Banco   Moeda  

Leia também
  • 08/11/2018 16:42:34

    BPC aposta na construção de novas agências

    Luanda - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) vai construir, nos próximos tempos, novas agências bancárias nos municípios de Viana e Cacuaco, província de Luanda e em outras regiões do País que registam um significativo crescimento populacional.

  • 08/11/2018 10:44:12

    BNA defende políticas económicas e decisões assertiva

    Malanje - O Banco Nacional de Angola (BNA) está a disponibilizar mensalmente à economia entre 550 a 600 milhões de dólares, daí o seu governador, José Massano, ter defendido quarta-feira em Malanje a necessidade da classe empresarial ajustar-se à actual realidade económica do país, com políticas económicas e decisões de negócios assertivas.

  • 31/10/2018 16:32:45

    Banco de Poupança e Crédito inicia processo de concessão de crédito

    Luanda - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) tem disponível cerca de 120 milhões de dólares, para financiar projectos de empresas (principalmente pequenas e médias empresas) e também algumas ligadas ao micro-crédito, informou hoje em Luanda, o seu presidente do conselho de administração da instituição, Alcides Safeca.

  • 22/10/2018 11:43:24

    BNA adverte bancos a observar regras do pagamento antecipado

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) vai sancionar os bancos comerciais que não observarem as regras aplicáveis às operações cambiais de pagamentos antecipados e ficarão impedidos de realizar novas operações cambiais de importação de mercadorias.