Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Janeiro de 2018 | 06h08 - Actualizado em 14 Janeiro de 2018 | 06h07

Bié: Avarias de grupos geradores deixa Catabola as escuras

Catabola - Quatro grupos geradores, dos quais dois de 400 KVA instalados na sede da vila e em duas comunas do município de Catabola, 52 quilómetros a leste do Cuito (Bié), avariados há mais de dois anos, serão recuperados este mês (Janeiro), prometeu hoje, sexta-feira, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, após ter visitado a localidade, o dirigente considerou de crítica a situação, pelo facto de a região encontrar-se às escuras e sem água potável para o consumo há vários anos.

Entretanto, João Baptista Borges admitiu a possibilidade de as autoridades governamentais, em sincronia com a ENDE e a administração municipal, trabalharem o mais urgente possível para a recuperação dos grupos geradores avariados, assim como colocarem outros em alguns bairros da sede de Catabola, visando melhorar tal situação.

O dirigente assegurou estar para breve a construção de uma central térmica na circunscrição, tendo anunciado ainda que as vilas de Catabola e Camacupa beneficiarão de energia eléctrica, em 2020, através da linha da barragem de Laúca, que fornecerá este ano 400 megawatts às províncias do Bié, Huambo e Cuanza Sul.

O ministro anunciou também a previsão do Ministério por si tutelado implementar o sistema de energia solar a nível dos municípios da província do Bié, por formas a minimizar a situação.

Relativamente a problemática da água, João Baptista Borges disse que Catabola vai, dentro de dois anos, contar com um novo sistema de distribuição, em função da avaria do anterior, realçando que a nova captação será erguida sobre o rio Cunje.

Para minimizar esta situação, o ministro recomendou para breve a construção de três poços a manivelas na sede municipal, visando encurtar as distâncias percorridas, bem como reduzir as doenças resultantes do consumo de agua impropria.

O município de Catabola possui uma população estimada em mais de 120 mil habitantes, distribuídos nas comunas do Sande, Caiúera e Chiteta.

 

Leia também
  • 08/11/2018 17:03:30

    Governo pede fim à fuga ao fisco

    Cuito - O governador da província do Bié, Pereira Alfredo defendeu hoje, na cidade do Cuito, a necessidade da Delegação das Finanças pôr fim à fuga ao fisco, para que o Estado possa aumentar a colecta de receitas.

  • 01/11/2018 18:35:03

    ENDE interrompe fornecimento de energia em Viana e Cazenga

    Luanda - A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) vai interromper no dia 04 (domingo), das 8h00 às 15h00, o fornecimento de energia eléctrica aos municípios de Viana, Cazenga e ao distrito urbano do Sambizanga,

  • 01/11/2018 16:57:47

    Energia e Águas e Pescas querem valorizar recursos hídricos

    Luanda - Os ministérios da Energia e Águas e das Pescas e do Mar assinaram nesta quinta-feira, em Luanda, um protocolo de partilha de dados sobre a utilização dos recursos hídricos, uma medida que visa proteger e valorizar mais os recursos hídricos nacionais.

  • 31/10/2018 19:18:42

    Mais de dois mil hectares corrigidos com calcário

    Cuito - Mais de dois mil hectares terra desbravados mecanicamente na presente na presente campanha agrícola serão corrigidos com o calcário dolomítico, de modo a aumentar e melhorar a colheita de cereais.