Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Janeiro de 2018 | 06h08 - Actualizado em 14 Janeiro de 2018 | 06h07

Bié: Avarias de grupos geradores deixa Catabola as escuras

Catabola - Quatro grupos geradores, dos quais dois de 400 KVA instalados na sede da vila e em duas comunas do município de Catabola, 52 quilómetros a leste do Cuito (Bié), avariados há mais de dois anos, serão recuperados este mês (Janeiro), prometeu hoje, sexta-feira, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, após ter visitado a localidade, o dirigente considerou de crítica a situação, pelo facto de a região encontrar-se às escuras e sem água potável para o consumo há vários anos.

Entretanto, João Baptista Borges admitiu a possibilidade de as autoridades governamentais, em sincronia com a ENDE e a administração municipal, trabalharem o mais urgente possível para a recuperação dos grupos geradores avariados, assim como colocarem outros em alguns bairros da sede de Catabola, visando melhorar tal situação.

O dirigente assegurou estar para breve a construção de uma central térmica na circunscrição, tendo anunciado ainda que as vilas de Catabola e Camacupa beneficiarão de energia eléctrica, em 2020, através da linha da barragem de Laúca, que fornecerá este ano 400 megawatts às províncias do Bié, Huambo e Cuanza Sul.

O ministro anunciou também a previsão do Ministério por si tutelado implementar o sistema de energia solar a nível dos municípios da província do Bié, por formas a minimizar a situação.

Relativamente a problemática da água, João Baptista Borges disse que Catabola vai, dentro de dois anos, contar com um novo sistema de distribuição, em função da avaria do anterior, realçando que a nova captação será erguida sobre o rio Cunje.

Para minimizar esta situação, o ministro recomendou para breve a construção de três poços a manivelas na sede municipal, visando encurtar as distâncias percorridas, bem como reduzir as doenças resultantes do consumo de agua impropria.

O município de Catabola possui uma população estimada em mais de 120 mil habitantes, distribuídos nas comunas do Sande, Caiúera e Chiteta.

 

Leia também
  • 12/01/2018 12:54:39

    Reabilitação da barragem de Cunje I inicia este ano

    Cuito - As obras de reabilitação da barragem hidroeléctrica sobre o rio Cunje I, paralisadas há três anos, por razões financeiras, serão retomadas no decurso deste ano, prometeu nesta sexta-feira o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

  • 12/01/2018 12:34:55

    Repartição fiscal arrecada mais de 50 milhões de kwanzas

    Andulo - Cinquenta e sete milhões, 793 mil e 250 kwanzas é o valor arrecadado em 2017 pela Administração Geral Tributária (AGT) da repartição fiscal do Andulo, 130 quilómetros norte da cidade do Cuito (Bié), mais três milhões de kwanzas, em relação ao período anterior.

  • 24/12/2017 17:43:06

    Bié: Bombas de combustíveis continuam a registar escassez

    Cuito - As bombas de combustíveis instaladas na cidade do Cuito, província do Bié, continuam a registar escassez, sobretudo de gasolina cujo produto está a ser comercializado a mil e quinhentos Kwanzas no mercado informal.