Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Janeiro de 2018 | 12h54 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 19h24

Reabilitação da barragem de Cunje I inicia este ano

Cuito - As obras de reabilitação da barragem hidroeléctrica sobre o rio Cunje I, paralisadas há três anos, por razões financeiras, serão retomadas no decurso deste ano, prometeu nesta sexta-feira o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié:João Baptista Borges, Ministro da energia e águas visita as turbinas de energia na provincia

Foto: Francisco Miúdo

Ao falar à imprensa local, no quadro da sua visita de dois dias à província do Bié, pontualizou que depois de concluídas as obras, a barragem terá uma capacidade para produzir 10 megawatts e fornecerá energia eléctrica às vilas e arredores dos municípios de Camacupa e Catabola, 52 quilómetros a leste do Cuito.

O investimento vai permitir o surgimento de pequenas indústrias nas circunscrições e consequentemente incentivar a produção agrícola e abrangerá a construção de redes de média e baixa tensão e de iluminação pública de Camacupa.

O investimento está avaliado em 12 milhões de euros, através do banco mundial.

A barragem hidroeléctrica do Cunje I foi destruída durante o conflito armado que o país viveu. Fornecia, até 1992, energia eléctrica aos municípios de Catabola, Camacupa e Cuito. 
O município de Camacupa consome 1,2 megawatts de energia eléctrica produzida por um grupo gerador.

Além desta barragem, o ministro informou estar em curso o projecto de uma linha de alta tensão de 400 kilovolt, que parte de Laúca (Malanje), para fornecer energia às províncias do Bie e Huambo. A construção da linha está aprazada para Setembro próximo.


 

Assuntos Energia   Província » Bié  

Leia também
  • 08/11/2018 17:03:30

    Governo pede fim à fuga ao fisco

    Cuito - O governador da província do Bié, Pereira Alfredo defendeu hoje, na cidade do Cuito, a necessidade da Delegação das Finanças pôr fim à fuga ao fisco, para que o Estado possa aumentar a colecta de receitas.

  • 31/10/2018 19:18:42

    Mais de dois mil hectares corrigidos com calcário

    Cuito - Mais de dois mil hectares terra desbravados mecanicamente na presente na presente campanha agrícola serão corrigidos com o calcário dolomítico, de modo a aumentar e melhorar a colheita de cereais.

  • 29/10/2018 17:08:36

    Receitas fiscais crescem no Andulo

    Andulo - Quarenta milhões e 502 mil kwanzas é valor arrecadado de Janeiro a Setembro deste ano, pela Repartição Fiscal do município do Andulo, 130 quilómetros a Norte da cidade do Cuito (Bié), mais quatro milhões de kwanzas em relação ao igual período anterior.

  • 26/10/2018 17:36:57

    Banco Atlântico focado no sector produtivo local

    Cuito - O Banco Millennium Atlântico pretende financiar o sector produtivo na província do Bié, através de apoio aos empresários, com projectos viáveis, de modo a alavancar a economia local.