Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Fevereiro de 2018 | 15h30 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 15h29

Actividade mineira alavanca diversificação económica

Luanda - Os investimentos em recursos mineiras, como petróleo, diamantes, rochas ornamentais, ferro, ouro, fosfato e outros minérios deverão servir como meio para alavancar a diversificação da economia nacional, afirmou nesta sexta-feira o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Lunda Norte: Mina de diamante de chitololo (arquivo)

Foto: Angop

Diamantino Azevedo - Ministro dos Petróleos e Recursos Minerais

Foto: Gaspar dos Santos

Diamantino Azevedo que falava durante um encontro de auscultação com os operadores do sector no quadro do Programa de Apoio à Produção, Promoção das Exportações e a Substituição de Importações – Prodesi.

O ministro referiu que, apesar do valor dos minerais estar muito aquém dos preços estabelecidos, sempre há formas de diversificar a economia, através de investimentos ligados aos minerais.  

Sublinhou que Angola tem particularidades no que toca aos recursos, pois, além do petróleo, tem diamantes, cobre, ouro, argila, ferro e outros, daí a necessidade da classe empresarial intensificar o estudo do mercado, para saber do valor dos mesmos e encontrar formas de facilitar a expansão e o investimento neste sector.

Por esta razão, defende mais investimentos na formação do capital humano ligado ao sector geológico e mineiro, pois desse modo pode-se ter um conhecimento mais amplo dos componentes inerentes aos recursos, acelerando desta forma a diversificação da economia.  

Para o efeito, é preponderante que a classe empresarial continue a criar a sua linha de investimento, no que toca ao que vai importar ou exportar, com vista a contribuir para estabilidade e a alavancagem da economia do país.  

O encontro visou a mobilização de ideias, relacionado ao investimento, entre o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos e a classe empresarial do sector, de forma a dar soluções a demanda existente no sector.

Participaram do encontro de auscultação, membros do governo e empresários dos sub-sectores dos petróleo, diamantes, rochas ornamentais, entre outros.  

Leia também
  • 10/02/2018 05:30:55

    Malanje: Aberta feira do produtor

    Malanje - Uma feira do produtor, consubstanciada na exposição e venda de produtos agrícolas e peças artesanais, foi aberta na sexta-feira na cidade de Malanje.

  • 09/02/2018 20:07:39

    Brasil reabre linha de crédito para Angola com dois biliões de dólares

    Luanda - O governo do Brasil reabriu nesta sexta-feira a linha de crédito para Angola, com um valor de dois biliões de dólares norte-americanos, que será financiado através do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).

  • 09/02/2018 18:35:11

    Apesar da baixa no rating, Moody?s acredita na consolidação fiscal de Angola

    Luanda - O Ministério das Finanças afirmou nesta sexta-feira, que apesar da decisão da Moody's em colocar o rating de Angola em revisão para a descida, esta agência de notação de risco acredita no anunciado esforço do plano de consolidação fiscal do Governo angolano e nos benefícios do novo regime cambial.

  • 09/02/2018 17:39:07

    Receitas do IPU aumentam mais três milhões de kwanzas

    Luena - Cinco milhões, 482 mil e 706 kwanzas foram arrecadado resultantes da cobrança do Imposto Predial Urbano (IPU), durante o mês de Janeiro último, com um aumento de mais de três milhões de Kwanzas, em comparação com o igual período de 2017.