Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

04 Novembro de 2018 | 22h01 - Actualizado em 04 Novembro de 2018 | 22h01

Peritos de Angola e Zâmbia preparam reunião ministerial sobre petróleo e gás

Lusaka - Especialistas angolanos e zambianos realizaram neste domingo, em Lusaka, um encontro a fim de preparar a reunião desta segunda-feira entre o ministro angolano dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, e seu homólogo zambiano da Energia, Matthew Nkhuwa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Diamantino Azevedo, ministro angolano dos Recursos Minerais e Petróleos

Foto: Antonio Escrivão

O grupo de peritos angolanos integra responsáveis do referido ministério, da embaixada angolana na Zâmbia e das empresas públicas Ferrangol e Sonangol.

A agenda da reunião dos ministros prevê a assinatura de um Memorando de Entendimento no domínio do petróleo e gás natural, dado o interesse da Zâmbia de construir um oleoduto que partirá da refinaria do Lobito até a cidade de Lusaka.

Uma visita à câmara de minas da Zâmbia está igualmente agendada, durante a qual será apresentado à delegação angolana o sector mineiro zambiano em que desponta, entre outros minérios, a exploração do cobre.

Ainda na segunda-feira, o ministro Diamantino Azevedo vai manter um encontro de cortesia com o vice-presidente zambiano, Inonge Wima, antes de uma reunião com os promotores do projecto AZOP (Angola/Zâmbia Oil Pipeline), na qual deverão ser apresentados à delegação angolana os objectivos e as vantagens do oleoduto.

O objectivo da visita do ministro dos Recursos Minerais e Petróleos à Zâmbia, a convite das autoridades locais, é a promoção e fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois Estados e a assinatura de memorando de entendimento no domínio de petróleo e gás.

Leia também
  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 05/02/2019 12:34:15

    Novas leis e preço do petróleo levam companhias a apostar em Angola - Analista

    Luanda - O analista da consultora especializada em energia WoodMackenzie Adam Pollard disse segunda-feira que as companhias petrolíferas "estão novamente a olhar para Angola" devido aos preços do petróleo e às reformas lançadas pelo Governo.

  • 05/02/2019 12:27:48

    Brent abre em alta de 0,32% em Londres

    Londres - O barril de petróleo Brent para entrega em Abril começou a ser negociado nesta terça-feira em alta no mercado de futuros de Londres, cotado a USD 62,72, uma variação de 0,32% em relação ao fechamento da sessão anterior.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.