Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

05 Novembro de 2018 | 19h01 - Actualizado em 05 Novembro de 2018 | 19h01

Empresas aliciam sobas para permitir exploração ilegal de madeira

Uíge - O administrador municipal em exercício de Ambuila, Geraldo Domingos Dendo, denunciou hoje a existência de empresas que aliciam as autoridades tradicionais fazendo falsas promessas para permitir a exploração ilegal de madeira na localidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Empresas exploram madeira de forma ilegal em Ambuila (Arquivo, mera ilustração)

Foto: Gaspar dos Santos

Em declarações à Angop, o responsável disse que os “garimpeiros” adentram as regedorias e fazem promessas falsas aos sobas locais e a partir daí começam a extracção ilícita de madeira sem o conhecimento da administração municipal.  

A exploração ilegal de madeira em Ambuila, é favorecida pela complexidade territorial do município, falta de vias de acesso e meios técnicos para fiscalização.

 “Muitas vezes, esses garimpeiros abrem caminhos distantes para não serem facilmente detectados e têm a cooperação de muitos aldeões em troca de alguns bens, mas a contrapartida é muitas vezes insignificante, se se tiver em conta o quanto lucram das matas deste município”, lamentou o responsável.  

Ambuila é dos maiores produtores de madeira da província do Uíge, mas as empresas de exploração de madeira que actuam na localidade, nem sempre têm licenças de exploração.

Para se pôr fim a esta situação, segundo o gestor, é necessário que as estruturas afins, a nível provincial, reajam, defendendo igualmente a necessidade de uma maior cooperação das populações em denunciar tais práticas.

O munguba, a moreira, manga, kibaba e a tiba, são as espécies de madeira mais abundantes em Ambuila.

O município de Ambuila está localizado a 100 quilómetros a sudoeste da cidade do Uíge. Tem uma população de 16 mil e 654 habitantes (censo de 2014), distribuídos em 53 povoações e uma comuna (Quipedro).

Assuntos Economia   Província » Uíge  

Leia também
  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 02/02/2019 07:25:27

    Metas do Prodesi passam por financiamento bancário

    Luanda - Os bancos comerciais terão papel fundamental, através da disponibilização do crédito, nos projectos do Programa de Apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações "PRODESI", argumentaram economistas ouvidos pela Angop.

  • 02/02/2019 06:20:13

    Economistas consideram oportuna revisão do OGE/2019

    Luanda - O economista Lopes Paulo considerou nesta quinta-feira, em Luanda, um imperativo a revisão em baixa do Orçamento Geral do Estado (OGE/2019), com preço referência do barril de petróleo a situar-se entre 50 a 55 dólares.