Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Novembro de 2018 | 01h42 - Actualizado em 09 Novembro de 2018 | 01h42

Projecto Agrícola da Quiminha produz oitenta mil ovos/dia

Luanda - Oitenta mil ovos são recolhidos diariamente nos aviários no Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola e Regional da Quiminha, município do Icolo e Bengo, província de Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada, quinta-feira, à imprensa, pelo responsável do projecto, Hermenegildo Dias, no âmbito do programa jornalístico “Andar Luanda”, tendo informado que o objectivo é atingir a cifra de dezanove milhões de ovos, até ao final de Dezembro do ano em curso.

Para os próximos anos, perspectivou, a meta é aumentar a produção para 24 milhões de ovos por ano.

Fez saber que o Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola e Regional da Quiminha está a trabalhar para colocar no mercado, ainda este ano, trinta e cinco mil toneladas de produtos diversos como a batata rena, batata-doce, cebola, pimento, pepino, melão, meloa, melancia, banana, tomate, milho e soja.

Deu a conhecer que o projecto está a criar condições para plantação de mangueiras, abacateiros, laranjeiras e limoeiros.  

O projecto, de responsabilidade do Ministério da Agricultura, conta com 600 trabalhadores, dos quais 39 por centos são mulheres.

Gerido pela empresa Gesterra - SA, o projecto é integrado por 15especialistas estrangeiros e tem como objectivo principal a produção em grande escala de horto-frutícolas, grãos, tubérculos e ovos, para abastecer o mercado nacional.

O projecto, criado em 2017, ocupa um espaço de cinco mil hectares e está localizado na zona, no distrito urbano da Quiminha, município de Icolo e Bengo, sudeste da província de Luanda.

Assuntos Agricultura  

Leia também
  • 02/02/2019 12:56:57

    Huíla: Caluquembe necessita de mais 50 técnicos agrícolas

    Caluquembe - O município de Caluquembe, a cerca de 193 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla, precisa de pelo menos 50 técnicos agrícolas para dar resposta às 225 associações e 50 cooperativas de camponeses nas comunas da Sede, Calepi e N'gola, que compreendem a circunscrição.

  • 02/02/2019 10:08:20

    Huíla: Caluquembe colhe 15 toneladas de café arábico em 2018

    Caluquembe - Quinze toneladas de café arábico foram colhidas no ano agrícola de 2018 no município de Caluquembe, província da Huíla, registando um aumento de mais sete toneladas em relação a 2017, anunciou hoje (sábado) o director local da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eliseu José.

  • 31/01/2019 20:13:58

    Governador preocupado com o estado de abandono dos campos agrícolas

    Banga - O governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, manifestou-se preocupado com o estado de abando dos campos agrícolas do município da Banga, ocupados por alguns empresários da região.

  • 31/01/2019 15:53:36

    Angola tem produção significativa de manga

    Luanda - Angola não necessita de importar mais produtos como manga, milho e feijão, por serem culturas que abundam no país e por haver condições para produzi-las em grande escala, afirmou nesta quinta-feira, o secretario de Estado da Agricultura e Florestas, José Bettencourt.