Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Novembro de 2018 | 02h52 - Actualizado em 09 Novembro de 2018 | 02h55

Responsável realça benefícios da Cooperativa de Crédito Agrícola

Ndalatando - A Cooperativa de Crédito Agrícola vai ajudar os agricultores na obtenção de apoios financeiros para os seus projectos afirmou, quinta-feira, em Ndalatando, o presidente da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuárias (UNACA) da província do Cuanza Norte, João Miguel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

João Miguel - Presidente da Unaca na província do Cuanza Norte

Foto: Estevão Manuel

João Miguel fez essa declaração durante a sua intervenção no seminário de capacitação de líderes e gestores de cooperativas e associações de camponeses da província do Cuanza Norte, tendo referido que Cooperativa de Crédito Agrícola, constituída em Outubro deste ano, ajudará a reduzir as dificuldades financeiras dos agricultores.

“Os camponeses angolanos organizados em cooperativas agrícolas já contam, desde Outubro do ano em curso, com esta instituição de crédito para o financiamento dos seus projectos”, sublinhou.

Salientou que a cooperativa, uma instituição financeira de âmbito nacional, vai fazer depósitos financeiros dos associados e realizará operações de crédito, com vista a aumentar e melhorar a produção dos camponeses associados.

Contou que a criação da Cooperativa de Crédito de Agrícola surgiu depois de quatro anos de contactos entre a UNACA e algumas estruturas do Governo, sobre a necessidade da existência de uma entidade que apoiasse directamente os camponeses.

Desses contactos, acrescentou, resultou na constituição da Cooperativa de Crédito Agrícola, a 31 de Outubro do corrente ano, que vai facilitar a materialização dos projectos dos camponeses reunidos em associações.

Além de apoio financeiro, informou, a cooperativa vai também ajudar os camponeses com material de trabalho, sementes e outros bens agrícolas.

Apelou aos camponeses no sentido de filiarem-se em cooperativas ou em associações agrícolas para beneficiarem do apoio financeiro e material.

Durante a acção formativa, com duração de dia, os participantes abordaram temas como “Processos de legalização de terras para as associações”, “Concessão de títulos de propriedade”, “Contribuição das cooperativas agrárias na economia nacional”, entre outros assuntos.

A UNACA na província do Cuanza Norte controla 594 associações de camponeses e 86 cooperativas agrícolas, congregando mais de 100 mil indivíduos.

Leia também
  • 06/02/2019 19:16:16

    INE lança recenseamento agro-pecuário

    Luena - O Instituto Nacional de Estatística (INE) procedeu hoje, quarta-feira, no Luena, ao lançamento do Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), cuja recolha principal vai decorrer, nas províncias do Moxico, Uíge, Cuanza Sul e Benguela, de Fevereiro a Dezembro.

  • 05/02/2019 19:17:52

    Obras do troço Maria Teresa/Dondo serão concluídas este mês

    Dondo - As obras de reabilitação da estrada nacional número 230, no troço Maria Teresa/Dondo, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, num percurso de 62 quilómetros, deverão ser concluídas e o troço aberto ao tráfego automóvel nos finais de Fevereiro deste ano (2019), soube sábado, a Angop de fonte oficial.

  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.