Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

05 Dezembro de 2018 | 18h46 - Actualizado em 05 Dezembro de 2018 | 18h46

Técnicos aprimoram conhecimentos sobre semente de milho

Lubango - Trinta especialistas em tratamento de sementes de milho, das províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Benguela, Huambo, Bié e Malange participam desde hoje, no Lubango, num seminário de aprimoramento de conhecimentos sobre o manuseio, ensaios e produção de sementes do grão, uma iniciativa do Instituto Politécnico Independente da Huíla (ISPH).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A formação, com a duração de quatro dias, surge na sequência do I Colóquio do Milho Híbrido realizado na instituição, em Novembro último, que constituiu uma iniciativa do governo da Huíla, o sector privado e a academia local, dado o potencial agrícola para produção do cereal e a maior incidência das mudanças climáticas na região Sul de Angola.

O seminário tem por objectivo ajudar os técnicos a diferenciar a melhor qualidade de sementes  e entender as técnicas de produção das variedades nos campos de multiplicação, e espera-se como resultado, um grupo de técnico com  conhecimentos acima da média para disseminar a informação a outros colegas.  

Na ocasião, o decano do ISPH, Alberto Wapota, disse que a instituição, enquanto centro de produção de conhecimentos técnico-científico, deve aproveitar as acções formativas para enriquecimento do seu plano de estudo no curso de agronomia, inserindo conteúdos sobre a produção e multiplicação do milho híbrido e sua disseminação na região e no país em geral.

Entretanto, destacou que a economia do conhecimento exige-os reforço das capacidades humanas para enfrentar os desafios que ela os impõe e em parceira com todos agentes do sistema nacional de ciências e tecnologias, são chamados a enfrentar estes reptos para tornarem a economia angolana semelhante a dos países avançados.

Leia também
  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 03/02/2019 10:32:56

    Mais de mil milhões de kwanzas serão empregues em projectos na Matala

    Matala - Mil milhões, 18 milhões, 527 mil e 126 Kwanzas foram disponibilizados, no âmbito do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao exercício económico de 2019, para financiar 37 projectos no município da Matala.

  • 02/02/2019 12:56:57

    Huíla: Caluquembe necessita de mais 50 técnicos agrícolas

    Caluquembe - O município de Caluquembe, a cerca de 193 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla, precisa de pelo menos 50 técnicos agrícolas para dar resposta às 225 associações e 50 cooperativas de camponeses nas comunas da Sede, Calepi e N'gola, que compreendem a circunscrição.

  • 02/02/2019 10:08:20

    Huíla: Caluquembe colhe 15 toneladas de café arábico em 2018

    Caluquembe - Quinze toneladas de café arábico foram colhidas no ano agrícola de 2018 no município de Caluquembe, província da Huíla, registando um aumento de mais sete toneladas em relação a 2017, anunciou hoje (sábado) o director local da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eliseu José.