Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

05 Dezembro de 2018 | 18h46 - Actualizado em 05 Dezembro de 2018 | 18h46

Técnicos aprimoram conhecimentos sobre semente de milho

Lubango - Trinta especialistas em tratamento de sementes de milho, das províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Benguela, Huambo, Bié e Malange participam desde hoje, no Lubango, num seminário de aprimoramento de conhecimentos sobre o manuseio, ensaios e produção de sementes do grão, uma iniciativa do Instituto Politécnico Independente da Huíla (ISPH).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A formação, com a duração de quatro dias, surge na sequência do I Colóquio do Milho Híbrido realizado na instituição, em Novembro último, que constituiu uma iniciativa do governo da Huíla, o sector privado e a academia local, dado o potencial agrícola para produção do cereal e a maior incidência das mudanças climáticas na região Sul de Angola.

O seminário tem por objectivo ajudar os técnicos a diferenciar a melhor qualidade de sementes  e entender as técnicas de produção das variedades nos campos de multiplicação, e espera-se como resultado, um grupo de técnico com  conhecimentos acima da média para disseminar a informação a outros colegas.  

Na ocasião, o decano do ISPH, Alberto Wapota, disse que a instituição, enquanto centro de produção de conhecimentos técnico-científico, deve aproveitar as acções formativas para enriquecimento do seu plano de estudo no curso de agronomia, inserindo conteúdos sobre a produção e multiplicação do milho híbrido e sua disseminação na região e no país em geral.

Entretanto, destacou que a economia do conhecimento exige-os reforço das capacidades humanas para enfrentar os desafios que ela os impõe e em parceira com todos agentes do sistema nacional de ciências e tecnologias, são chamados a enfrentar estes reptos para tornarem a economia angolana semelhante a dos países avançados.

Leia também
  • 05/12/2018 13:53:43

    Agricultura comercial vai absorver USD 230 milhões

    Luanda - O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC) lançado hoje, em Luanda, pelo Governo angolano, vai absorver 230 milhões de dólares norte-americanos, iniciativa a ser implementada em duas fases durante seis anos.

  • 05/12/2018 13:10:18

    Mais de 100 expositores na feira de Natal e da Batata

    Lubango - Cento e vinte expositores da província da Huíla são aguardados na sexta edição da "Feira de Natal", que se realiza em simultâneo com a primeira edição da "Feira da Batata", de 10 a 15 de Dezembro, no recinto da Expo-Huíla, no Complexo da Senhora do Monte, Lubango.

  • 05/12/2018 06:32:30

    Malanje: Lançado projecto agro-pecuário na cadeia da Damba

    Malanje - Um projecto voltado essencialmente à produção de milho e criação de gado bovino, denominado Agridamba, foi lançado terça-feira na unidade penitenciária da Damba, município de Mucari, com vista a preparar a reintegração social dos prisioneiros mediante a sua contribuição na produção agrícola e de carne.