Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Dezembro de 2018 | 22h44 - Actualizado em 13 Dezembro de 2018 | 15h09

Angola e Egipto revêem acordos de cooperação

Cairo (Do enviado especial) - Uma equipa técnica angolano-egipcia foi constituída esta quarta-feira, no Cairo (Egipto), para rever os acordos de cooperação comercial entre Angola e o Egipto, que remontam desde 1983, no quadro do actual contexto económico de ambos países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A comissão técnica foi criada durante o encontro que o ministro do Comércio de Angola, Jofre Van-Dúnem Júnior,  manteve com o seu homólogo do Egipto, Tarek Kabil.

Na ocasião, o ministro angolano fez a entrega de uma carta enviada pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, ao seu homólogo egípcio, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, por motivos de agenda do Chefe de Estado.

Ambos governantes analisaram questões atinentes as relações bilaterais e os projectos de investimento privado dos dois países, no âmbito da Feira Comercial Intra-africana (IATF/2018), que decorre de 11 a 17 deste mês, no Cairo (Egipto). 

No referido encontro, de duas horas, o ministro do Comércio e Indústria do Egipto, Tarek Kabil, manifestou o interesse de apoiar outros países com a instalação de indústrias transformadoras, para reforçar as relações comerciais, visto que o Egipto vai assumir a presidência da União Africana, em 2019 .

Reunião de Ministros Africanos do Comércio

A par da primeira Feira Comercial Intra-africana, teve inicio esta quarta-feira a 7.ª Reunião de Ministros Africanos do Comércio (AMOT), promovida pelo Departamento do Comércio e Indústria da União Africana.

O evento tem como objectivo acelerar o estabelecimento e a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) e o Plano de Trabalho Revisto de Transição.

O ministro angolano do Comércio, Jofre Van-Dúnem Júnior, representa Angola no referido evento, que termina quinta-feira (13).

Assuntos Economia   Encontro  

Leia também
  • 06/02/2019 19:16:16

    INE lança recenseamento agro-pecuário

    Luena - O Instituto Nacional de Estatística (INE) procedeu hoje, quarta-feira, no Luena, ao lançamento do Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), cuja recolha principal vai decorrer, nas províncias do Moxico, Uíge, Cuanza Sul e Benguela, de Fevereiro a Dezembro.

  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 02/02/2019 07:25:27

    Metas do Prodesi passam por financiamento bancário

    Luanda - Os bancos comerciais terão papel fundamental, através da disponibilização do crédito, nos projectos do Programa de Apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações "PRODESI", argumentaram economistas ouvidos pela Angop.