Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

27 Dezembro de 2018 | 16h56 - Actualizado em 27 Dezembro de 2018 | 16h54

Província realiza primeira "Feira da Batata" em 2019

Chinguar - O governador do Bié, Pereira Alfredo, anunciou hoje, quinta-feira, na vila do Chinguar, 75 quilómetros da cidade do Cuito, a realização o próximo ano da primeira “Feira da Batata”, com vista a contribuir para o aumento de rendimentos económicos das famílias rurais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: Governador Pereira Alfredo visita camponeses no município do Chinguar

Foto: AURÉLIO SEGUNDA MOURINHO

Pereira Alfredo, fez este pronunciamento durante a sua primeira visita oficial ao município do Chinguar, nas vestes de governador da província, cargo assumido em Setembro deste ano.

A ideia, segundo o governante, visa mostrar para o país as enormes potencialidades da província do Bié, tendo considerado o Chinguar o celeiro para o desenvolvimento sustentável das famílias no Bié.

Na sua óptica, torna-se necessário que os camponeses estejam mais unidos para que a feira seja um verdadeiro espaço de referência para o escoamento de todos os produtos cultivados naquela região.

“Esta é a ideia que temos, estamos a trabalhar sobre ela, para continuar a garantir a renda das famílias”, referiu.

Fez saber que o evento poderá apenas contar com produtores e outros industriais locais, para que futuramente se venha institucionalizar a feira como um espaço de exposição e comercialização da produção do Bié.

Entretanto, o governante pediu a contínua dinamização da actividade agrária, tendo incentivado os camponeses a aproveitarem no máximo a estação chuvosa, para que os frutos chegam o mais rápido a mesa das famílias.

Por outro lado, lamentou o ligeiro atraso registado na entrega das sementes e outros fertilizantes aos camponeses na presente campanha agrícola, salientando serem problemas conjunturais.

De realçar que o município do Chinguar, maior produtor da batata-rena a nível da região centro sul do país, acolheu a abertura da campanha agrícola 2018/2019.

Assuntos Feira   Província » Bié  

Leia também
  • 04/02/2019 13:08:28

    Feira Indaba Mining arranca na Cidade do Cabo

    Luanda - A Feira Internacional de Minas "Indaba Mining", exposição em que Angola participa, iniciou hoje, na cidade do Cabo, África do Sul, com a presença de 200 empresas do sector.

  • 24/01/2019 17:28:32

    Apicultores projectam aumentar produção de mel

    Cuemba - Pelo menos 563 mil litros de mel serão produzidos este ano pelos apicultores do município do Cuemba, província do Bié, mais 61 mil em relação a 2018.

  • 22/01/2019 17:35:50

    BPC retoma crédito salário antecipado

    Cuito - O Banco de Poupança e Credito (BPC) procedeu hoje, na cidade do Cuito, à reabertura na província do Bié do crédito salário antecipado.

  • 17/01/2019 13:48:18

    Fazenda vai colher mais de duas mil toneladas de batata-rena

    Chinguar - Duas mil toneladas de batata-rena serão produzidas até Março próximo, pela fazenda Alfeu Vinevala, no Bié, mais mil em relação à produção do último trimestre de 2018.