Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Março de 2018 | 02h02 - Actualizado em 07 Março de 2018 | 12h42

Cuanza Norte: Produção de peixe pode atingir 300 mil toneladas

Dondo - O Centro de Larvicultura de Massangano, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, poderá alcançar neste ano a sua capacidade instalada de produção de peixe, na ordem das 300 mil toneladas, com a instalação em curso de um novo sistema de captação de água.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Um pormenor do Centro de Larvicultura do Mucoso, comuna de Massangano.

Foto: Diniz Simão

A previsão foi feita esta terça-feira, nesta localidade, pelo director de exploração da empresa, Armindo de Sousa, aclarando que as obras de instalação do sistema de captação, a partir do rio Kwanza, iniciaram em Janeiro último, com uma duração prevista de 90 dias.

Sem avançar o valor do investimento, acrescentou que as obras visam contrapor o baixo caudal do rio, que dificulta o normal funcionamento das três bombas fixas com capacidade para captar 162 metros cúbicos de água/hora.

Indicou que no momento da instalação do sistema não se teve em conta o volume de água acumulada nas albufeiras das barragens de Cambambe (que na altura estava em ampliação) e de Laúca, pelo que a entrada em funcionamento destes dois empreendimentos hidroeléctricos reduziu significativamente o volume de água na albufeira do centro.

Isso, afirmou, implica o alongamento da sua tubagem, para permitir que haja excedente de água, visando manter uma reserva aceitável deste bem para a saúde dos peixes.

Segundo esclareceu Armindo de Sousa, o novo investimento abarca a instalação de três bombas em plataformas flutuantes com capacidade para 120 metros cúbicos de água/cada.

Com as presentes limitações, o centro produz actualmente apenas cinco toneladas de peixe comercializável/mês, contra as 27 toneladas da sua capacidade instalada, um quadro que se pretende ver melhorado, para satisfazer o estudo de viabilidade da edificação do empreendimento.

Armindo de Sousa referiu que o Centro de Larvicultura de Massangano dispõe de onze toneladas de pescado prontas para a comercialização, direcionadas ao mercado nacional, sendo uma das principais apostas da sua actividade, no âmbito da diversificação da economia.

Conta ainda com uma população piscícola de 150 mil alevinos (peixe na fase de crescimento), dez mil dos quais com 40 gramas e os restantes com 0.5 gramas, dedicados a potenciação do sector da aquicultura, no sistema de venda livre.

“Em fase de pré-engorda estão protegidos 15 mil peixes”, pormenorizou.

O movimento reprodutivo actual do centro abarca ainda a existência de 1.600 fêmeas de reprodução com 600 gramas cada, bem como mil machos de 700 gramas que efectuam o cruzamento em meses alternados.

O empreendimento enfrenta um momento menos favorável da sua actividade, resultante dos custos com a aquisição de ração importada, sobretudo para os alevinos, que têm um consumo mensal de dez toneladas e nove destinadas à alimentação do peixe na fase de pré-engorda e engorda.

O centro está equipado com uma moagem com capacidade de trinta mil toneladas de ração anuais, mas dada a falta de matéria-prima (farinha de milho e vitaminas) não é possível produzir localmente a ração, encarecendo cada vez mais a actividade diária.

A Unidade funciona com 15 técnicos, dos quais dois assessores cubanos que transmitem o "know how" aos angolanos.

Leia também
  • 12/03/2018 16:37:59

    Trezentos mil alunos formados em educação financeira

    Luanda - Trezentos mil alunos da sétima à 12ª classe de todo o país foram formados, em 2017, em educação financeira, no quadro do programa de inclusão financeira dos cidadãos, promovido pelo Banco Nacional de Angola (BNA), anunciou hoje o governador, Lima Massano.

  • 11/03/2018 22:37:39

    ANDA entrega material à cooperativa de Nambuangongo

    Caxito - A Cooperativa Campos Kimangumbo recebeu instrumentos de mecanização agrícolas da Associação Nacional dos Deficientes de Angola (ANDA) para o aumento da produção no município de Nambuangongo, província do Bengo.

  • 11/03/2018 06:02:24

    Malanje: MOSAP II prevê implementar mais de 100 novas escolas de campo

    Malanje - Cento e 20 novas escolas de campo serão implementadas ainda este ano nos municípios de Massango, Cahombo, Cacuso, Calandula, Cambundi-Catembo e Mucari, no âmbito do Projecto de Agricultura Familiar voltada para o Mercado (MOSAP II), de modo a potenciar a agricultura familiar nas comunidades.

  • 09/03/2018 18:21:12

    Educação fiscal combate resistência no pagamento de impostos

    Luena - O processo de educação fiscal em curso desde 2015 está contribuir no combate à resistência de contribuintes que se recusam a pagar impostos, afirmou hoje, no Luau, o director da sétima região da Administração Geral Tributária (AGT), Inácio Morango.