Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Março de 2018 | 19h51 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 19h51

BNA pede mais esforço aos professores na educação financeira

Lubango - A direcção regional Sul do Banco Nacional de Angola (BNA) quer que os professores se empenhem mais na transmissão de conhecimentos ligados à educação financeira, como forma de começar a construir uma sociedade mais consciente em relação à poupança.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esse desejo foi manifestado hoje no Lubango, província da Huíla, pelo delegado regional do BNA, Sandro Santos, tendo considerado evidente que o consumo quando é excessivo e desnecessário provoca problemas de liquidez nas famílias, e que a poupança.

O responsável destacou igualmente a importância de se encontrar outras técnicas para se fazer poupança, apontando como uma delas, evitar ir às compras sem planificar, porque quando isso acontece e se o bolso tiver capacidade para tal, gasta-se mais do que se devia.

Indicou ainda a importância de delegar a missão de compras a outras pessoas, pois um terceiro solicitado para tal adquirirá apenas aquilo que lhe é orientado, “ mais do que isso as famílias devem perceber que o dinheiro no futuro faz sempre falta, daí que é aconselhável abdicar-se do excesso de consumo diverso”, disse.

O bancário frisou que a poupança constitui uma acção de “extrema” importância na vida dos cidadãos, para que estes cabimentem as despesas convenientemente.

O gestor falava numa palestra sobre a importância de capitais, que juntou 51 crianças da 5ª e 6ª classe, dos mil e 120 matriculados na escola Nº 59, no âmbito da semana global do dinheiro, iniciada segunda-feira, numa parceria entre o BNA e o sector da educação, ciência e tecnologia.

Durante a actividade foram passadas matérias sobre a educação financeira, possíveis formas de poupança, o valor do dinheiro, suas funções, características e os indicadores que os associam, visando reforçar a necessidade da gestão financeira no seio das populações.

Leia também
  • 08/11/2018 16:42:34

    BPC aposta na construção de novas agências

    Luanda - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) vai construir, nos próximos tempos, novas agências bancárias nos municípios de Viana e Cacuaco, província de Luanda e em outras regiões do País que registam um significativo crescimento populacional.

  • 08/11/2018 10:44:12

    BNA defende políticas económicas e decisões assertiva

    Malanje - O Banco Nacional de Angola (BNA) está a disponibilizar mensalmente à economia entre 550 a 600 milhões de dólares, daí o seu governador, José Massano, ter defendido quarta-feira em Malanje a necessidade da classe empresarial ajustar-se à actual realidade económica do país, com políticas económicas e decisões de negócios assertivas.

  • 01/11/2018 18:09:54

    Economia quer valorizar mulher rural

    Lubango - A mulher rural deve ser mais valorizada, por ser o pivô da agricultura familiar e o agente da geração de rendimento colectivo, considerou hoje, no Lubango, o ministro da Economia e do Planeamento, Pedro Luís da Fonseca.

  • 01/11/2018 17:51:34

    "Triângulo do milho" mais valorizado pelo Executivo

    Lubango - Os municípios de Caconda, Caluquembe, Chicomba, Chipindo e Quipungo, regiões que compreendem o chamado "triângulo do milho", na província da Huíla, terão maior atenção do Executivo, por representar mais de 50% da produção de cereais em Angola, afirmou hoje, no Lubango, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Alberto Jaime.