Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Março de 2018 | 19h51 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 19h51

BNA pede mais esforço aos professores na educação financeira

Lubango - A direcção regional Sul do Banco Nacional de Angola (BNA) quer que os professores se empenhem mais na transmissão de conhecimentos ligados à educação financeira, como forma de começar a construir uma sociedade mais consciente em relação à poupança.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esse desejo foi manifestado hoje no Lubango, província da Huíla, pelo delegado regional do BNA, Sandro Santos, tendo considerado evidente que o consumo quando é excessivo e desnecessário provoca problemas de liquidez nas famílias, e que a poupança.

O responsável destacou igualmente a importância de se encontrar outras técnicas para se fazer poupança, apontando como uma delas, evitar ir às compras sem planificar, porque quando isso acontece e se o bolso tiver capacidade para tal, gasta-se mais do que se devia.

Indicou ainda a importância de delegar a missão de compras a outras pessoas, pois um terceiro solicitado para tal adquirirá apenas aquilo que lhe é orientado, “ mais do que isso as famílias devem perceber que o dinheiro no futuro faz sempre falta, daí que é aconselhável abdicar-se do excesso de consumo diverso”, disse.

O bancário frisou que a poupança constitui uma acção de “extrema” importância na vida dos cidadãos, para que estes cabimentem as despesas convenientemente.

O gestor falava numa palestra sobre a importância de capitais, que juntou 51 crianças da 5ª e 6ª classe, dos mil e 120 matriculados na escola Nº 59, no âmbito da semana global do dinheiro, iniciada segunda-feira, numa parceria entre o BNA e o sector da educação, ciência e tecnologia.

Durante a actividade foram passadas matérias sobre a educação financeira, possíveis formas de poupança, o valor do dinheiro, suas funções, características e os indicadores que os associam, visando reforçar a necessidade da gestão financeira no seio das populações.

Leia também
  • 13/03/2018 19:28:03

    Huíla: Gambos investem AKz 197 milhões em projectos económicos

    Gambos - Cento e noventa e sete milhões de kwanzas é o valor que a administração municipal dos Gambos, província da Huíla, prevê investir este ano na construção de infra-estruturas, com destaque para a instalação de pequenas indústrias lácteas e de aproveitamento da pele e de chifres, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) e de combate à pobreza.

  • 09/03/2018 18:00:51

    Huíla e Namibe querem evitar transporte de granito e combustíveis por estrada

    Lubango - Os governos da Huíla e do Namibe reuniram-se nesta sexta-feira, na cidade do Lubango, com objectivo de traçar estratégias, para evitar que o transporte de blocos de granito e mármore (40 toneladas cada), assim como combustíveis, continue a ser feito, maioritariamente por camiões, acelerando a danificação das vias.

  • 09/03/2018 06:46:26

    Ministro identifica empresas que não pagam Segurança Social

    Lubango - O ministro da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social (Maptss), Jesus Maiato, denunciou, nesta quarta-feira, no Lubango, província da Huíla, que das 120 mil empresas inscritas, mais de 12 mil não cumprem com as obrigações de pagamento de contribuições fiscais do Instituto Nacional de Segurança Social, mas serão responsabilizados criminalmente.