Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Março de 2018 | 15h17 - Actualizado em 14 Março de 2018 | 15h17

Mulheres rurais de Nambuangongo ganham inputs agrícolas

Caxito - Mulheres rurais filiadas em quatro cooperativas agrícolas no município de Nambuangongo, província do Bengo, beneficiaram nesta terça-feira, em Muxaluando, de 150 kits de instrumentos agrícolas para o incremento da actividade produtiva na circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os meios doados pela empresa “Cledugo Investimentos”, no âmbito da jornada Março-Mulher, contemplaram filiadas nas cooperativas Chindonga, Nga Panzo, Mene Mungo Nzambi e Kyako Kambe.

Ao intervir no acto, o representante da empresa “Cledugo Investimentos”, Délcio Gomes, disse que apesar das quantidades serem irrisórias, os instrumentos de trabalho ajudarão a minimizar algumas dificuldades que as camponesas filiadas em cooperativas enfrentam.

Apelou às camponesas a se manterem firmes, determinadas e com vontade de produzir cada vez mais, porque o aumento da produção permitirá a execução de outros projectos sociais para o desenvolvimento da comunidade.

Por seu turno, a governadora provincial do Bengo, Mara Baptista Quiosa, que efectuava uma visita de trabalho ao município de Nambuangongo, considerou o gesto importante por poder ajudar as mulheres camponesas a aumentarem a produção e diversificar a economia.

A governante apelou às mulheres rurais a reflectirem sobre o verdadeiro papel que desempenham na educação e instrução dos filhos, por forma a garantir harmonia nos lares e a apostarem cada vez mais na formação académica e profissional, para enfrentar os vários desafios e participarem no desenvolvimento do país.

Segundo Mara Quiosa, a mulher na qualidade de ser principal gestora da família, deve ao seu nível continuar apostar a cada vez mais na formação académica e profissional para enfrentar os vários desafios e participar no desenvolvimento do país.

O programa da mulher rural está a ser implementado desde 2007 com o intuito de garantir maior desenvolvimento da mulher nas comunidades rurais.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 29/10/2018 17:15:42

    Capturadas mais de 13 mil toneladas de pescado

    Caxito - Treze mil toneladas e 916 quilogramas de pesca artesanal de pequena escala foram capturadas de Janeiro a Setembro deste ano, na província do Bengo, informou hoje em Caxito, o chefe do Departamento da Agricultura, Pecuária e Florestas, do Gabinete Provincial da Agricultura, Eliseu Simão Mateus.

  • 26/10/2018 12:55:48

    Bengo colhe 695 mil toneladas de produtos na campanha 2017/2018

    Caxito - Seiscentos e noventa e cinco mil 334 toneladas de produtos diversos foram colhidas na campanha agrícola 2017/2018, pelos camponeses da província do Bengo, numa área de 120 mil 560 hectares cultivados.

  • 11/10/2018 16:10:40

    Plano de Ordenamento das Pesca e Aquicultura chega ao Bengo

    Caxito - O Plano de Ordenamento das Pescas e Aquicultura 2018-2022 (Popa), que visa promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável do sector a nível nacional, foi apresentado hoje, quinta-feira, em Caxito, aos membros do governo local, representantes dos armadores, aquicultores, associações e cooperativas de pescas do Bengo.

  • 10/10/2018 16:02:50

    Entreposto do Bengo com obras em atraso

    Luanda - As obras do entreposto de madeira da província do Bengo, que arrancaram em Agosto último, estão atrasadas e não há uma data determinada para sua conclusão, informou nesta quarta-feira o director-geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDEF), Simão Zau.