Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Março de 2018 | 15h17 - Actualizado em 14 Março de 2018 | 15h17

Mulheres rurais de Nambuangongo ganham inputs agrícolas

Caxito - Mulheres rurais filiadas em quatro cooperativas agrícolas no município de Nambuangongo, província do Bengo, beneficiaram nesta terça-feira, em Muxaluando, de 150 kits de instrumentos agrícolas para o incremento da actividade produtiva na circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os meios doados pela empresa “Cledugo Investimentos”, no âmbito da jornada Março-Mulher, contemplaram filiadas nas cooperativas Chindonga, Nga Panzo, Mene Mungo Nzambi e Kyako Kambe.

Ao intervir no acto, o representante da empresa “Cledugo Investimentos”, Délcio Gomes, disse que apesar das quantidades serem irrisórias, os instrumentos de trabalho ajudarão a minimizar algumas dificuldades que as camponesas filiadas em cooperativas enfrentam.

Apelou às camponesas a se manterem firmes, determinadas e com vontade de produzir cada vez mais, porque o aumento da produção permitirá a execução de outros projectos sociais para o desenvolvimento da comunidade.

Por seu turno, a governadora provincial do Bengo, Mara Baptista Quiosa, que efectuava uma visita de trabalho ao município de Nambuangongo, considerou o gesto importante por poder ajudar as mulheres camponesas a aumentarem a produção e diversificar a economia.

A governante apelou às mulheres rurais a reflectirem sobre o verdadeiro papel que desempenham na educação e instrução dos filhos, por forma a garantir harmonia nos lares e a apostarem cada vez mais na formação académica e profissional, para enfrentar os vários desafios e participarem no desenvolvimento do país.

Segundo Mara Quiosa, a mulher na qualidade de ser principal gestora da família, deve ao seu nível continuar apostar a cada vez mais na formação académica e profissional para enfrentar os vários desafios e participar no desenvolvimento do país.

O programa da mulher rural está a ser implementado desde 2007 com o intuito de garantir maior desenvolvimento da mulher nas comunidades rurais.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 31/01/2019 02:14:10

    Projecto de ouro arranca na província do Bengo

    Caxito - O projecto de ouro denominado "TIANDAIMANING", na comuna do Ngombe, município de Nambuangongo, província do Bengo, numa área de cinco quilómetros quadrados, prevê entrar em actividade em Agosto deste ano, com uma produção anual, na primeira fase, de 180 quilogramas.

  • 30/01/2019 01:14:52

    Salineiras do Ambriz necessitam de 60 milhões de Kwanzas

    Caxito - As salineiras Capulo, Natércia e Filhos no município do Ambriz, província do Bengo, necessitam de cerca de 60 milhões de Kwanzas para pôr em funcionamento 24 hectares que estão sem produzir.

  • 29/01/2019 17:49:19

    Pescadores chineses e vietnamita condenados por pesca ilegal

    Caxito - Cinco cidadãos chineses e um vietnamita, comandantes de embarcações que exerciam ilegalmente a pesca na Barra do Dande, foram condenados pelo Tribunal Provincial do Bengo a pena de um mês de prisão e a expulsão do país.

  • 22/01/2019 23:14:52

    Apreendidas catorze embarcações no Bengo

    Caxito - Catorze embarcações com licenças de pesca revogadas, por não reunirem as condições higieno-sanitárias, acomodação e conservação de pescado, foram apreendidas na província do Bengo, no âmbito da operação “Mar Seguro”, que decorre desde Dezembro último no país.