Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Maio de 2018 | 23h01 - Actualizado em 16 Maio de 2018 | 21h17

Recomendada mobilização de mais recursos para agricultura

Malanje - A necessidade de mobilização de recursos adicionais para o presente ano foi recomendada hoje, quarta-feira, nesta cidade, pelos participantes ao II Conselho Técnico do Instituto de Desenvolvimento Agrário, visando o aumento da assistência técnica às famílias camponesas, actualmente situada em apenas 5,5 por cento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os recursos disponibilizados pelo Orçamento Geral do Estado (OGE/2017) e pelos projectos de financiamentos externos permitiram apoiar um número reduzido de famílias, daí a necessidade de o Ministério da Agricultura e Florestas envidar esforços para inverter o quadro, segundo o comunicado final do encontro.

Por outro lado, o encontro aconselhou a operacionalização do crédito agrícola de campanha, com vista a facilitar a aquisição, por parte das comunidades rurais, de meios de produção, para além da importância de dotar os técnicos agricolas com equipamentos que visam contribuir na optimização dos dados recolhidos.

A implementação das normas de controlo de qualidade alimentar, em conformidade com as diversas convenções que regem a temática, contratação de empresas de mecanização para a preparação de terras, harmonização dos procedimentos na constituição das caixas de crédito a fim de se evitar prejuízos, bem como a implementação gradual das escolas de campo e eliminação das barreiras na comercialização dos produtos, constam ainda das recomendações.

Intervindo no encerramento da actividade, o governador provincial, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa”, reforçou a necessidade de uma melhor intervenção dos técnicos junto das famílias camponesas, de modo a elevar a produção deste segmento e retirá-lo da pobreza.

Disse ser importante aperfeiçoar o escoamento, conservação, processamento e comercialização dos produtos, a subvenção do gasóleo e dos equipamentos agrícolas, assim como maior investigação para maximizar a produtividade e a resistência das principais culturas às pragas.

Decorrido sob o lema “Aumentar a produtividade na agricultura é garantir a segurança alimentar em Angola”, o II Conselho Técnico do Instituto de Desenvolvimento Agrário contou com a participação de quadros do Ministério da Agricultura e Florestas, representantes de ONG ligadas à promoção da agricultura familiar e parceiros sociais.

Durante dois dias, foram discutidos assuntos como a preparação da campanha agrícola 2018/2019, ponto de situação do programa de relançamento da produção de algodão e arroz, produção de sementes rurais, entre outros.

Leia também
  • 08/11/2018 16:55:53

    Moxico acena para investidor sul africano

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba convidou nesta quarta - feira, no Luena, os empresários sul africanos a investirem em diversas áreas desta região, para contribuir no seu desenvolvimento sócio económico.

  • 05/11/2018 19:15:13

    Autoridades encerram mina ilegal de diamantes

    Cangamba - Uma mina de diamantes explorada de forma ilegal no rio Cussive, comuna do Muié, município dos Luchazes, foi encerrada hoje pelas autoridades governamentais da província do Moxico, no âmbito da " Operação "Transparência" em curso no país.

  • 05/11/2018 19:01:08

    Empresas aliciam sobas para permitir exploração ilegal de madeira

    Uíge - O administrador municipal em exercício de Ambuila, Geraldo Domingos Dendo, denunciou hoje a existência de empresas que aliciam as autoridades tradicionais fazendo falsas promessas para permitir a exploração ilegal de madeira na localidade.

  • 05/11/2018 12:48:21

    Camponeses de Nacatenga recebem inputs agrícolas

    Saurimo - Vários "inputs agrícolas" e sementes, como sementes de milho, adubos, enxadas, catanas e outros meios, foram entregues domingo, na aldeia do Nacatenga, 20 quilómetros da comuna do Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), com vista a aumentar a produção.