Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Agosto de 2018 | 16h34 - Actualizado em 10 Agosto de 2018 | 16h34

MINAGRIF coloca região leste no topo de prioridades

Luena - O Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) vai colocar a região leste do país no topo das prioridades para o aumento da produção interna, de forma a substituir as importações, disse nesta quinta - feira, no Luena, o titular da pasta, Marcos Nhunga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Alexandre Nhunga

Foto: Kinda kyungu

O governante que fez este pronunciamento no acto de encerramento do Iº Conselho Consultivo da Agricultura e Florestas, justificou que o sector elegeu esta região num momento em que o tema relacionado com o aumento da produção interna, substituição das importações e diversificação das exportações assume uma relevância estratégica.

O ministro reconheceu que a região oferece imensas potencialidades naturais, factor que pode vir a desempenhar um papel importante no aumento da produção agro - pecuária e florestal do país.

Quanto ao novo ano florestal, que será aberto na próxima semana, na província do Bengo, exigiu a observância rigorosa dos aspectos ligados a aplicação dos preços mínimos de referência, relativo a exportação de madeira, assim como a obrigatoriedade do cumprimento de passagem das madeiras que serão cortadas a nível dos interpostos.

Insistiu que o cumprimento dessas medidas vão permitir a mitigação da situação, menos boa, que o país viveu nos últimos três anos, relativamente a exploração florestal.

Marcos Nhunga reforçou a recomendação feita pelo conselho consultivo sobre a necessidade da implementação de subsídio aos combustíveis na actividade agrícola, para permitir a diminuição da estrutura de custos na produção.

Com duração de dois dias, o encontro realizado sob o lema” Desenvolvimento da Agricultura como Base da Diversificação Económica do País”, balanceou as actividades do ano agrícola 2017/18, abordou vários temas, bem como discutiu os principais problemas que afectam o sector.

Leia também
  • 10/08/2018 16:22:43

    Mais de 100 mil hectares de florestas sem exploração

    Malanje - Cento e 15 mil hectares de florestas para explorar madeira e mil para a exploração de carvão vegetal estão inexploradas nos municípios de Massango e Cambundi-Catembo por falta de empresas licenciadas para o efeito, informou hoje, nesta cidade, o responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Tomás Mizalaque.

  • 10/08/2018 15:55:34

    Ministério da Agricultura lança vacina contra Newcastle

    Luena - A vacina "Newcastle", destinada à prevenção e tratamento de uma doença com o mesmo nome, que afecta as aves, foi lançada nesta quinta - feira, pelo Ministério da Agricultura e Floresta, no Luena, província do Moxico.

  • 10/08/2018 12:15:29

    Agricultura recomenda instalação de fábricas de factores de produção

    Luena - O sector da Agricultura recomendou hoje a implementação de estratégias para atrair investidores nacionais e estrangeiros, com capacidade para instalar fábricas de factores de produção no país, a fim de tornar a bens agrícolas mais baratos.