Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Agosto de 2018 | 13h45 - Actualizado em 09 Agosto de 2018 | 19h01

Três novas minas de diamantes entram em operação

Saurimo - Três novas minas de diamantes entram em funcionamento nos próximos cinco anos no País, anunciou hoje, em Saurimo,o administrador para área do Planeamento Estratégico e Operações Minerais da Endiama EP, Laureano Receado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Mina de Catoca

Foto: HÉLDER DIAS

Administrador para área do Planeamento Estratégico e Operações Minerais da Endiama, Laureano Receado Paulo

Foto: Henri Celso

Laureado Receado, que falava à Angop, à margem de uma visita efectuada à Sociedade Mineira de Catoca (SMC), no âmbito da apresentação do novo director-geral da empresa diamantífera, Benedito Paulo, disse tratar-se das minas de Chire, Mulepe e Sanda Mina, cujos trabalhos de prospecção geológica e do levantamento geofísico tiveram inicio há quatro anos.

Sem dar pormenores técnicos, relativo às reservas e o tempo de vida das minas, disse que a entrada em exploração das mesmas aumentará a quota de contribuição do sub-sector dos diamantes na economia nacional e no Orçamento Geral do Estado (OGE).

Disse que a Endiama está a trabalhar para que as minas entrem em funcionamento nos próximos cinco anos, para contribuir igualmente no aumento de postos de trabalho.

Por outro lado, informou que a mina do Luaxe, localizada a 25 quilómetros da Sociedade Mineira de Catoca, arranca dentro de dois anos.

Os trabalhos de prospecção geológica e levantamento geofísico nessa mina tiveram início em 2008 e está a ser projectada até a profundidade de 400 metros. O empreendimento pode gerar resultados na ordem dos 350 milhões de quilates.

Leia também
  • 07/08/2018 17:53:10

    Catoca pretende aumentar contributo no OGE

    Saurimo - A Sociedade Mineira de Catoca vai priorizar, durante os próximos cinco anos, a melhoria da eficiência operacional para aumentar a produtividade e a sua contribuição no Orçamento geral do Estado, disse hoje o novo director -geral da Sociedade Mineira da Catoca (SMC), Benedito Paulo.

  • 04/08/2018 14:40:19

    Município de Saurimo ganha mais uma unidade hoteleira

    Saurimo - A cidade de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, ganhou hoje, sábado, uma unidade hoteleira, denominada "Resort Uhenha", inaugurado pelo governador provincial, Ernesto Kiteculo.

  • 03/08/2018 17:08:49

    Mona Quimbundo necessita de investimentos

    Saurimo - Os empresários da província da Lunda Sul foram convidados hoje, na comuna do Mona Quimbundo, a investir nos sectores do turismo, agricultura e comércio.