Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Agosto de 2018 | 11h34 - Actualizado em 29 Agosto de 2018 | 11h34

Governador quer reforço de verbas do OGE para Cuanza Norte

Ndalatando - Com um tecto previsto de seis biliões de kwanzas, o governo do Cuanza Norte quer um aumento das verbas no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2019, destinadas à província, com vista a alcançar as metas preconizadas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Governador José Maria

Foto: Diniz Simão

Essa pretensão foi apresentada pelo governador provincial, José Maria Ferraz dos Santos, durante uma audiência que concedeu a uma delegação parlamentar e do conselho de administração da Assembleia Nacional, que iniciou na tarde de terça-feira uma visita à província.

“Nós temos uma necessidade para resolver problemas das estradas, energia e infra-estruturas, essencialmente nos domínios da educação e saúde na ordem de 18 biliões de kwanzas, mas o tecto orçamental para 2019 programado para a província é de pouco menos de seis biliões de kwanzas”, informou.

Na ocasião, pediu mais sensibilidade em relação à província, nas discussões do OGE para 2019.

Os parlamentares foram informados sobre os principais projectos e os problemas que a província enfrenta e que estão a dificultar o seu plano de desenvolvimento.

Para si, a situação atual do Cuanza Norte obriga dotar a província de mais capacidade financeira, para mudar o actual quadro das estradas, agricultura, turismo, saneamento básico, energia eléctrica, água, educação, saúde e infra-estruturas locais.

 Admitiu que, com esses recursos enquadrados no Programa de Investimentos Públicos (PIP) da província, as autoridades locais teriam maior capacidade de resolver a maior parte dos problemas que foram se acumulando ao longo dos anos.

A delegação parlamentar, chefiada pela deputada Elvira Van-Duném, está na província em missão de 24 horas de constatação do funcionamento do Gabinete de Apoio ao Circulo Eleitoral Provincial de Deputados do Cuanza Norte.

Leia também
  • 29/08/2018 11:42:01

    Mais de duas mil famílias inqueridas no Cuanza Norte

    Ndalatando - Duas mil e 548 famílias foram inquiridas, de Março a Julho último, na província do Cuanza Norte, durante a primeira fase do Inquérito Sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (Idrea), pelos serviços locais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

  • 23/08/2018 12:33:01

    ENDE cobra energia pelo sistema pré-pago

    Ndalatando - O reforço do sistema de cobrança, por via da implementação de contadores pré-pago na cidade de Ndalatando (capital do Cuanza Norte), constitui uma das apostas da Direcção da Empesa Nacional de Distribuição de Electricida (ENDE) visando um maior do controlo do consumo de energia e elevação do volume de receitas da instituição.

  • 21/08/2018 13:05:51

    Peregrinação fomenta turismo em Massangano

    Massangano - A peregrinação anual ao santuário da Nossa Senhora das Vitórias constitui uma excelente oportunidade para fomentar e desenvolver a indústria do turismo na região, considerou segunda-feira, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, o administrador comunal de Massangano, Luís Rodrigo João.