Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Agosto de 2018 | 11h34 - Actualizado em 29 Agosto de 2018 | 11h34

Governador quer reforço de verbas do OGE para Cuanza Norte

Ndalatando - Com um tecto previsto de seis biliões de kwanzas, o governo do Cuanza Norte quer um aumento das verbas no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2019, destinadas à província, com vista a alcançar as metas preconizadas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Governador José Maria

Foto: Diniz Simão

Essa pretensão foi apresentada pelo governador provincial, José Maria Ferraz dos Santos, durante uma audiência que concedeu a uma delegação parlamentar e do conselho de administração da Assembleia Nacional, que iniciou na tarde de terça-feira uma visita à província.

“Nós temos uma necessidade para resolver problemas das estradas, energia e infra-estruturas, essencialmente nos domínios da educação e saúde na ordem de 18 biliões de kwanzas, mas o tecto orçamental para 2019 programado para a província é de pouco menos de seis biliões de kwanzas”, informou.

Na ocasião, pediu mais sensibilidade em relação à província, nas discussões do OGE para 2019.

Os parlamentares foram informados sobre os principais projectos e os problemas que a província enfrenta e que estão a dificultar o seu plano de desenvolvimento.

Para si, a situação atual do Cuanza Norte obriga dotar a província de mais capacidade financeira, para mudar o actual quadro das estradas, agricultura, turismo, saneamento básico, energia eléctrica, água, educação, saúde e infra-estruturas locais.

 Admitiu que, com esses recursos enquadrados no Programa de Investimentos Públicos (PIP) da província, as autoridades locais teriam maior capacidade de resolver a maior parte dos problemas que foram se acumulando ao longo dos anos.

A delegação parlamentar, chefiada pela deputada Elvira Van-Duném, está na província em missão de 24 horas de constatação do funcionamento do Gabinete de Apoio ao Circulo Eleitoral Provincial de Deputados do Cuanza Norte.

Leia também
  • 01/11/2018 12:04:18

    Ndalatando ganha nova unidade hoteleira de três estrelas

    Ndalatando - Um hotel de três estrelas com 120 quartos foi inaugurado hoje, quarta-feira, em Ndalatando (Cuanza Norte), reforçando a oferta de serviços hoteleiros na região, em cerimónia orientada pela vice-governadora provincial para o sector político, social e económico, Leonor Ferreira da Silva de Lima e Cruz.

  • 31/10/2018 19:13:54

    Aquicultores clamam por apoios da banca na produção de peixe

    Dondo - Os aquicultores da província do Cuanza Norte defenderam, terça-feira, no Dondo, município de Cambambe, o envolvimento dos bancos comerciais no financiamento aos programas de fomento da aquicultura no país.

  • 27/10/2018 22:11:46

    Cuanza Norte: Sector agrícola beneficia de mais de 200 milhões de euros

    Ndalatando - Duzentos milhões de euros deverão ser disponibilizados pelo Governo Francês, a partir do próximo ano, para apoiar vários projectos da agricultura familiar em sete províncias do País, afirmou neste sábado, em Ndalatando, o embaixador francês em Angola, Sylvain Itté.

  • 27/10/2018 12:13:41

    Cuanza Norte: Destacado papel do sector agrário para a sobrevivência humana

    Ndalatando - A vice- governadora para o sector político, social e económico do Cuanza Norte, Leonor da Silva de Lima e Cruz, considerou, sexta-feira, na localidade de Canaúlo, município de Golungo Alto, o sector da agricultura como um dos garantes do desenvolvimento do país.