Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Agosto de 2018 | 11h42 - Actualizado em 29 Agosto de 2018 | 11h41

Mais de duas mil famílias inqueridas no Cuanza Norte

Ndalatando - Duas mil e 548 famílias foram inquiridas, de Março a Julho último, na província do Cuanza Norte, durante a primeira fase do Inquérito Sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (Idrea), pelos serviços locais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada nesta terça-feira, à imprensa, em Ndalatando, pelo responsável do INE no Cuanza Norte, António Vicente, indicando que o questionamento abrangeu os 10 municípios da província.

Esclareceu que, durante o inquérito, foram recolhidos dados sobre as características sociodemográficas, registo de nascimento, educação e formação profissional, saúde, emprego, habitação, segurança alimentar e nutricional dos agregados familiares.

Referiu que o resultado do Idrea ajudará o Executivo a programar melhor as receitas financeiras no sentido de resolver os problemas mais prementes das populações, visando a melhoria das condições de vida das mesmas.

Segundo António Vicente, a segunda fase Idrea arrancou segunda-feira em Ndalatando, visando abranger um maior número de famílias, para um melhor apuramento sobre os rendimentos, gastos e emprego dos seus membros.

Referiu que nesta fase, com a duração de 45 dias, serão inquiridas as populações do município de Cazengo, sede da província do Cuanza Norte, nas comunidades de Carianga, Coqueiros e Sassa.

A nível da província estão selecionadas 72 secções, com um mínimo de 124 habitações cada, para o inquérito, das quais 36 foram já inquiridas na primeira fase que decorreu de Março a Junho deste ano.

Duas equipas, constituídas por cinco técnicos, entre supervisores e inquiridores, asseguram o processo.

O inquérito permitirá ainda produzir estatísticas oficiais sobre a força de trabalho nacional comparáveis a nível regional e internacional.

Leia também
  • 29/08/2018 11:34:44

    Governador quer reforço de verbas do OGE para Cuanza Norte

    Ndalatando - Com um tecto previsto de seis biliões de kwanzas, o governo do Cuanza Norte quer um aumento das verbas no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2019, destinadas à província, com vista a alcançar as metas preconizadas.

  • 23/08/2018 12:33:01

    ENDE cobra energia pelo sistema pré-pago

    Ndalatando - O reforço do sistema de cobrança, por via da implementação de contadores pré-pago na cidade de Ndalatando (capital do Cuanza Norte), constitui uma das apostas da Direcção da Empesa Nacional de Distribuição de Electricida (ENDE) visando um maior do controlo do consumo de energia e elevação do volume de receitas da instituição.

  • 22/08/2018 14:04:04

    Inscrições para a Expo-Huambo superam expectativas

    Huambo - Mais de 100 expositores já estão inscrito para participar na I edição da Expo-Huambo, a realizar-se, na cidade do Huambo, de 27 a 30 de Setembro próximo.